Na Jornada de diálogos promovida pela campanha “Comprometa-se com a Justiça”, o Cardeal Cláudio Hummes, Presidente da Rede Eclesial Pan-amazônica, participará de uma mesa redonda com a liderança indígena Patricia Gualinga, sobre o tema: “Diálogos a partir da experiência e o testemunho na Amazônia”.
Dom Cláudio Hummes ilustrará características da realidade Pan-amazônia, região habitada por mais de 34 milhões de seres humanos que convivem com uma das maiores biodiversidades do planeta, ameaçados por uma exploração ilimitada e irresponsável, em meio ao dilema desenvolvimento/sustentabilidade.
Por sua vez Patricia Gualinga, indígena Kiechwa de Sarayaku (Equador), apresentará o testemunho de vida de seu povo, que conseguiu impedir a implantação de petroleiras em seu território e que hoje constrói um Plano de Vida orientado a gerar o Bem-viver em perfeita harmonia com a Madre Natureza.
Para Luis Ventura, animador do eixo de Redes Internacionais da REPAM e membro da Caritas Espanhola, “a presença de Dom Cláudio e Patricia Gualinga na Campanha “Comprometa-se com a Justiça, se cuidas do planeta, combates a pobreza” reflete claramente o nosso desafio como família humana e como Igreja. Os povos indígenas representam hoje uma voz necessária na busca de soluções para a crise socioambiental a que assistimos por causa do modelo econômico e avassalador que ainda é muitas vezes encorajado na Europa”.
Para Ventura, a espiritualidade indígena é uma inspiração fundamental para o mundo e para a Igreja: “Em sua defesa da terra, que é também uma defesa da Terra como Casa Comum, e em sua espiritualidade, os povos indígenas nos ajudam a recuperar a relação que perdemos com a irmã Mãe Terra. A Encíclica Laudato Si’ a resgata e nos convida a um diálogo profundo e fecundo com os povos indígenas e a nos transformarmos como Igreja, com a esperança e a responsabilidade que brotam de nossa fé como cristãos. Dom Cláudio representa este caminho de diálogo e compromisso, a partir da realidade amazônica”.
Os Diálogos “Comprometa-se com a Justiça” se inspiram na Encíclica Laudato Si e querem criar a consciência na sociedade espanhola da necessidade de mudar nossos padrões de consumo e estilos de vida, se quisermos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Espanha e no mundo.
O evento será quinta-feira, 24 de novembro, às 18h30, no Salão de Conferências da Universidade COMILLAS (ICADE), Madri.
Fonte: Rádio Vaticano