Em cerimônia tradicional em São Bernardo – o Natal Solidário -, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Calos Cipollini, abençoou na noite desta quinta-feira, dia 1º de dezembro, o presépio e a árvore de Natal, que foram montados na Praça da Matriz – a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. O pároco local, Pe. Giuseppe Bortolato, CS, outros sacerdotes do município, o prefeito Luiz Marinho, secretários de governo e fiéis participaram da celebração.
Em sua reflexão, o bispo Dom Pedro pediu para que, neste Natal, todos rezem pelas crianças, principalmente as que estão no ventre de suas mães e correm o risco de serem abortadas. Ele criticou o Supremo Tribunal Federal (STF), que, no dia 29 de novembro (terça-feira), abriu uma nova jurisprudência ao não criminalizar a prática de aborto durante o primeiro trimestre de gestão, independentemente do motivo.
A decisão do STF foi apenas em um caso, mas o entendimento pode embasar outras instâncias do judiciário em todo o Brasil. “Acabamos de presenciar um ato de violência de onde menos imaginaríamos: do Supremo Tribunal Federal. Isso é legislar a morte, ir contra Deus, que diz não matar”, criticou o bispo.
Ele recordou a passagem em que Maria, grávida de Jesus, visita sua prima Isabel. “Quando Isabel diz que aquele feto que está no seio de Maria é o Senhor, é Deus, se torna a primeira profecia de fé em Jesus. Antes de nascer, Ele é chamado ‘meu Senhor’. Isto, para nós, basta. Toda a argumentação é para satisfazer o desejo do homem para se colocar acima de Deus”, disse.
Ele ainda destacou que todos têm o direito à vida. “Deus dá a vida a todos, a vida é de Deus, desde que a vida é concebida não é propriedade de uma pessoa. Se você entende que a vida concebida é propriedade de uma pessoa, a pessoa quando nasce pode ser escrava”, comparou Dom Pedro. “Jesus traga luz e paz à consciência das pessoas”, pediu.
Após sua reflexão, Dom Pedro abençoou a árvore de natal e o presépio. Luiz Marinho pediu para que a próxima administração, a do prefeito eleito Orlando Morando, continue com a tradicional benção da árvore e do presépio, e ressaltou a importância da família para o crescimento da sociedade. “Pedimos a Deus que nos oriente de como trabalhar para melhorar a sociedade e cada um de nós (…) e a família é local privilegiado para a pequena reflexão. Se todas as famílias fizessem esta reflexão, teríamos uma sociedade melhor”, disse.
Para verificar toda a programação do Natal Solidário, clique aqui.
http://www.saobernardo.sp.gov.br/guiadacidade/extra