Fé e história: veja algumas opções de cidades para conhecer nessas férias

As férias são um tempo propício para reunir os amigos e fazer um ótimo passeio. Já pensou em conhecer alguns pontos religiosos de Minas Gerais? Além do mar de montanhas, Minas é marcada pela fé e devoção, guardando em suas cidades e distritos inúmeras igrejas e santuários.

Conheça alguns desses lugares:

• Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas): Há 83 km da capital Belo Horizonte, o Santuário foi construído a partir da segunda metade do século XVIII. É formado por uma igreja, cujo interior é decorado em magnífico estilo rococó, de inspiração italiana; por uma escadaria externa decorada com estátuas dos Doze Profetas; e por seis capelas (passos) que representam as Estações da Cruz, que abrigam esculturas policrômicas de Aleijadinho, obras-primas da arte barroca de uma forma altamente original, comovente e expressiva.
  • Santuário da Santíssima Trindade (Tiradentes): Construída em estilo Barroco-Rococó e tombada em nível nacional pelo IPHAN, a igreja fica na charmosa cidade de Tiradentes, há 194 km de Belo Horizonte.
  • Igreja de São Francisco de Assis (Diamantina): O estilo predominante na Igreja de São Francisco, de 1775, é o rococó – os bonitos entalhes dos altares combinam madeira e ouro. Aproveite para subir na torre dos sinos, aberta à visitação. A igreja de São Francisco, no município de Diamantina, fica há 290km da capital.
  • Capela Nhá Chica (São Lourenço): Construída pelo artista plástico Marco Aurélio, a capelinha encanta todos com o trabalho artesanal e a criatividade e bom gosto do artista. A capela Nhá Chica foi recoberta com milhares de cacos, cortados manualmente e colocados um a um. No seu interior, uma surpresa, magníficos painéis retratando imagens de São Lourenço e da Nhá Chica. São Lourenço fica a 400km de Belo Horizonte.
  • Ouro Preto: Eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto é uma cidade que respira arte e história, com suas ladeiras de pedra, fachadas em estilo barroco, igrejas seculares e casarões históricos. O município, que fica a 97 km de Belo Horizonte, é um verdadeiro museu a céu aberto.

Mariana: Primeira capital de Minas Gerais, Mariana está localizada há 117km de Belo Horizonte. Os atrativos históricos e culturais fazem do passeio uma viagem ao século 18. No Centro Histórico, as igrejas, os museus e o casario colonial retratam a opulência de onde Minas começou.

Fonte: Comunidade Católica Shalom