Diocese de Santo André

Bispos do ES se pronunciam sobre a violência no estado, fiéis pedem orações

O estado do Espírito Santo vem enfrentando uma onda de violência desde a madrugada de sábado, 4 de fevereiro, em decorrência da ausência de policiais militares nas ruas.  Diante desse cenário, os Bispos das dioceses capixabas convocaram os féis “para juntos orarmos em nossos lares pedindo a Deus que conceda serenidade, paz, proteção e justiça ao nosso Estado”.

Familiares de policias militares protestam nas portas dos quartéis, reivindicando por reajuste salarial e o pagamento de auxílio-alimentação, periculosidade, insalubridade e adicional noturno, impedindo que policiais e viaturas saiam dos quartéis. Eles se manifestam pelos policias, que são proibidos pela Código Penal de protestar, fazer greve ou paralisação. Por sua vez, a Justiça já decretou este movimento como ilegal.

Na segunda-feira, o governo federal atendeu ao pedido do governo estadual e autorizou a ida das Forças Armadas e de homens da Força Nacional para fazer a segurança das ruas do estado.

Desde o início do bloqueio da saída dos policiais, foram registradas 68 mortes violentas no estado, segundo o sindicato da Polícia Militar, ante 4 em todo o mês de janeiro. Houve também aumento no número de assaltos, saques, além de registros de ônibus incendiados, ataque a uma guarita da PM e arrastões.

Muitos estabelecimentos foram fechados por conta da violência. O início do ano letivo nas escolas municipais foi suspenso por prefeituras da Grande Vitória e de Cachoeiro do Itapemirim, bem como em colégios estaduais. Além disso, postos de saúde e órgãos da Justiça não abriram e os ônibus pararam de circular.

Em nota, os Bispos do estado do Espírito Santo manifestam que “neste momento que aflige a todos, sentimos nossa fraqueza e o perigo instaurado pelo império da violência”.

“A segurança pública – garantem os Prelados – é um direito de todos, deve ser construída a partir de um amplo diálogo entre o Estado, a sociedade organizada e todos os cidadãos. Sabemos que violência gera violência mas, é verdade, que todos queremos a paz e a concórdia”.

Convocando a população a se unir em oração frente a esta realidade, os Bispos exortam a pedir “ao Senhor que não prevaleça o poder, mas o bom senso, o diálogo, o entendimento e se chegue a uma decisão sábia que engrandeça nossa sociedade”.

“Que Deus ilumine e dê sabedoria aos nossos governantes e às pessoas constituídas em autoridade”, expressam, pedindo também que a Virgem Maria “seja nossa companhia neste momento tão delicado, proteja todas as famílias, apazigue os corações e desperte em todos o compromisso com o respeito e a valorização da vida, dom de Deus”.

Nas redes sociais, muitos usuários estão realizando postagens com as hashtags #PrayForEspiritoSanto e #Pray ForES, em uma corrente de oração pela paz no território capixaba.

Padre Roger Luis, da Comunidade Canção Nova, publicou uma imagem expressando “oração pelos cidadãos e pela paz em todo o Estados do Espírito Santo”. Ao exortar todos a se unirem, o sacerdote ainda comentou que “a intercessão muda todas as realidades”.

Fonte: ACI Digital

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO