De esperança em esperança – Dom Paulo Evaristo Arns

Chegou 2017 e nesta reflexão, das muitas coisas que poderiam ser ditas, cabe pontuar a esperança de um novo tempo, fruto da prática proposta pelo Evangelho do Menino Deus.

O Menino Deus Encarnado brilha como a “estrela na noite escura”. Essa estrela de esperança sempre encorajou um grande homem de Deus, Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que em 14 de dezembro de 2016 partiu para a casa do Pai.

Conhecido como o Cardeal da Esperança por sua prática transformadora e testemunhal, animou o Povo de Deus a ser perseverante na esperança. Ele deixou um bonito legado à Igreja e uma mensagem muito forte: em meio a escuridão brilha uma estrela, portanto ainda há o que ser feito.

Para encorajar a caminhada seguem alguns pensamentos de Dom Paulo Evaristo Arns (2006) extraídos do livro Estrelas na noite escura.

Sobre a participação:

Durante os primeiros quinhentos anos de nossa história, quase todo o povo se habituou à condição cômoda de espectador. Mas hoje já não há ninguém que duvide, em sã consciência, que a participação é o motor de todo progresso. Mesmo para as crianças, os velhinhos, os deficientes. Daí ser este um dos elementos-chave para chegarmos à fraternidade desejada por Cristo. O povo se educando, de todas as formas, para uma participação efetiva nos mais diversos campos (ARNS, 2006, p. 11).

Se o cristão sonha com o mundo melhor, ele precisa deixar de ser passivo e assumir a participação efetiva na pastoral, para assim, em comunhão, edificar o Reino de Deus.

Sobre a família:

Se a família não evangelizar e não for evangelizada, a religião será aceita como objeto estranho, difícil de assimilar. Se, pelo contrário, a criança cresce num ambiente cercado de carinho e respeito pelo Pai do céu e por tudo o que é Dele, ela crescerá dentro do ambiente autêntico de uma aceitação de desafios da vida (ARNS, 2006, p. 10).

Dom Paulo, ao valorizar a evangelização na e da família, ajuda a retomar algo muito importante para a fé cristã: a família é a primeira experiência de igreja, de comunhão. Por isso as crianças não podem ser afastadas dessa experiência, desse modo vão compreendendo aos poucos a religião como força de libertação integral do ser humano e com a missão de promover a paz.

Sobre as tentações:

As tentações dos nossos dias são aquelas que já vêm enumeradas pela própria revelação de Deus: sacrificar o salário do pobre, a família e a saúde do irmão, para aumentar ou garantir nossa riqueza, poder ou prazer. É por isso que as propostas da Igreja continuam sendo incômodas, como eram incômodas as dos profetas do Antigo Testamento e as dos apóstolos de Jesus (ARNS, 2006, p. 13).

Dom Paulo critica uma lógica de sociedade em que as pessoas são sacrificadas para o enriquecimento de outras. Uma grande denúncia dos velhos hábitos gananciosos provocadores de miséria, violência e desesperança.

Sobre o amor:

Acredite no amor como você acredita no dia. Ele volta depois de qualquer noite, nasce sempre de novo. Preenche seu coração de luz, paz e nova esperança (ARNS, 2006, p. 119).

Caminhar com Jesus é se deixar guiar pelo amor cheio de esperança de Deus pela humanidade. Mesmo com todos os males presentes no mundo por meio das ações humanas, a cristã e o cristão são chamados a caminhar Ex spe in spem, ou seja, De esperança em esperança.

Dica de Leitura:

ARNS, Paulo Evaristo. Estrelas na noite escura: pensamentos. (org. Maria Angela Borsoi). São Paulo: Paulinas, 2006.

Escrito por Jerry Adriano Villanova Chacon, filósofo e educador, membro da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Santo André.