Diocese de Santo André

Haitianos vão receber 54 toneladas de alimentos doados por brasileiros

O povo haitiano que vive em condições miseráveis desde o terremoto que assolou o país, em 2010, vai receber 54 toneladas de alimentos doados por brasileiros. A ação é parte da campanha Alimente a Esperança, ajude o Haiti, realizada pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, após a passagem do furacão Matthew no país, que deixou 62 mil pessoas desabrigadas e cerca de mil mortos em outubro do ano passado.

Todo o alimento arrecadado (arroz, feijão, açúcar, farinha, fubá e macarrão) está acondicionado no Hospital São Francisco na Providência de Deus, que fica na Tijuca, e foi transferido para dois containers, ontem e hoje (14 de fevereiro). “A partir das 7h30 de cada dia, cerca de 50 voluntários farão uma corrente humana para organizar os alimentos para o embarque no navio, que partirá do cais do porto no dia 18”, explicou Frei Paulo Batista, coordenador da campanha. A previsão é de que os alimentos cheguem ao Haiti na segunda semana de março.

A importância da continuidade da mobilização é lembrada pelo coordenador da campanha: “Apesar de os brasileiros darem uma demonstração de amor e solidariedade ao próximo, a situação do povo do Haiti é muito desoladora. Esses alimentos renovarão a esperança do povo haitiano por uma vida melhor. Portanto, precisamos continuar essa sensibilização”.

Novas doações

As doações de alimentos não perecíveis podem ser feitas em qualquer paróquia ou na diretamente no Hospital São Francisco na Providência de Deus, que fica na rua Conde de Bonfim, 1.033, na Tijuca. Doações em espécie também são aceitas. Os depósitos devem ser feitos em nome da Cáritas – Arquidiocese do Rio, banco Bradesco, agência 0814-1, conta corrente 48500-4.

Obra social

Desde 2011, a Associação e Fraternidade São Francisco na Providência de Deus mantém no Haiti um projeto missionário que leva alimentação, atendimentos em saúde e educação para a população local. Atualmente, mais de 650 pessoas são assistidas diariamente na Missão, além de quase 200 famílias que recebem cestas básicas.

Semanalmente, médicos e enfermeiros atendem crianças e gestantes, que levam para casa os medicamentos necessários ao seu tratamento. Para quem passa pelo local, cerca de dois mil pães, enriquecidos com uma multimistura que ajuda a combater a desnutrição, são distribuídos todos os dias. “O pão substitui o Té, um biscoito feito de barro que os haitianos usavam para enganar a fome”, lembra um dos responsáveis pela Missão no Haiti, Frei Gabriel Alves.

Há cerca de cinco meses, a Associação inaugurou um novo Centro de Nutrição, com capacidade para realizar até 60 atendimentos simultâneos. O espaço recebeu o nome da Dra. Zilda Arns, pediatra brasileira que fundou a Pastoral da Criança e que morreu no Haiti, onde estava em missão humanitária na época do terremoto.

Fonte: Canção Nova

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão