Diocese de Santo André

Não há o que a oração não resolva ensina bispo aos seminaristas

Na sexta-feira, (03/05), os seminaristas das casas de formação de Filosofia e Teologia da Diocese de Santo André realizaram uma frutuosa tarde de convivência com o Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini que demonstrou, com tal atitude, não somente o zelo de pastor para com os seminaristas, como também sua postura de principal promotor vocacional.

Num primeiro momento, pastor e seminaristas, refletiram juntos alguns trechos da “Carta Pastoral aos Sacerdotes”, intercalando a leitura com partilhas e comentários acerca da vocação sacerdotal e experiências na diocese. Nos tópicos abordados meditou-se, entre outros, a respeito da certeza do chamado vocacional como iniciativa de Deus que nos convida a participar de seu Reino de amor e necessidade do profetismo juntamente com o testemunho espiritual na vida sacerdotal, que se transforma em acolhida e presença que remete a Deus.

Dom Pedro ainda salientou, no que se refere à perseverança no caminhar seminarístico, que “não há o que a oração não resolva”, e, portanto, é algo de grande importância o cultivo da vida interior que contempla o agir orante de Cristo.

Seguiu-se a celebração da Santa Missa que contou com a bênção da garganta, por ocasião da Memória do mártir São Brás e entronização da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida na capela do seminário, já em sintonia com o Ano Mariano Nacional. Em sua homilia, o epíscopo exortou os jovens seminaristas para a generosidade e coragem em viver o Evangelho, ainda que em meio a ocasionais dificuldades, donde se deve ter sempre em vista o mistério pascal de Cristo em sua entrega de amor.

Por fim, a belíssima experiência se encerrou com o filme “Damião: o santo de Molokai”, que retrata a vida abnegada e exemplar de um padre do século XIX na vivência de heróica santidade.

Texto do seminarista Willian Maia Gomes Leite

Fotos do seminarista Marcos Vinicius Wanderlei da Silva

Compartilhe:

Nota sobre o Halloween de Dom Julio Endi Akamine

Fiéis Defuntos: Missas nos cemitérios das sete cidades

Paróquia Santo Antônio celebra dedicação da igreja

“O dom do serviço como reflexo da Trindade” inspira retiro dos Diáconos Permanentes

Vigília Diocesana reúne juventude na catedral para uma noite de oração, louvor e escuta

Nove candidatos ao diaconato permanente recebem Ministérios de Leitor e Acólito, na catedral diocesana

Diocese de Santo André participa do 26º Interdiocesano das CEBs – Sub SP

Homilia – Ordenação Presbiteral do Diác. Lucas Cordeiro Santos da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos

Dom Pedro ordena o religioso Lucas Cordeiro Santos presbítero na Paróquia Santo André

Nota de pesar – Diocese de Santo André