Diocese de Santo André

Não há o que a oração não resolva ensina bispo aos seminaristas

Na sexta-feira, (03/05), os seminaristas das casas de formação de Filosofia e Teologia da Diocese de Santo André realizaram uma frutuosa tarde de convivência com o Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini que demonstrou, com tal atitude, não somente o zelo de pastor para com os seminaristas, como também sua postura de principal promotor vocacional.

Num primeiro momento, pastor e seminaristas, refletiram juntos alguns trechos da “Carta Pastoral aos Sacerdotes”, intercalando a leitura com partilhas e comentários acerca da vocação sacerdotal e experiências na diocese. Nos tópicos abordados meditou-se, entre outros, a respeito da certeza do chamado vocacional como iniciativa de Deus que nos convida a participar de seu Reino de amor e necessidade do profetismo juntamente com o testemunho espiritual na vida sacerdotal, que se transforma em acolhida e presença que remete a Deus.

Dom Pedro ainda salientou, no que se refere à perseverança no caminhar seminarístico, que “não há o que a oração não resolva”, e, portanto, é algo de grande importância o cultivo da vida interior que contempla o agir orante de Cristo.

Seguiu-se a celebração da Santa Missa que contou com a bênção da garganta, por ocasião da Memória do mártir São Brás e entronização da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida na capela do seminário, já em sintonia com o Ano Mariano Nacional. Em sua homilia, o epíscopo exortou os jovens seminaristas para a generosidade e coragem em viver o Evangelho, ainda que em meio a ocasionais dificuldades, donde se deve ter sempre em vista o mistério pascal de Cristo em sua entrega de amor.

Por fim, a belíssima experiência se encerrou com o filme “Damião: o santo de Molokai”, que retrata a vida abnegada e exemplar de um padre do século XIX na vivência de heróica santidade.

Texto do seminarista Willian Maia Gomes Leite

Fotos do seminarista Marcos Vinicius Wanderlei da Silva

Compartilhe:

Sob o olhar de Maria, Diocese inicia o ano recordando: “Temos Jesus em nós”

“Cristo é a nossa paz”, recorda o bispo na Missa de encerramento do ano

“Eu vos amo”: Pe. Joel Machado toma posse da São José Operário, em Mauá

Na Catedral do Carmo, Diocese de Santo André encerra o Jubileu da Esperança e acolhe os frutos de um ano de graça

“Que alegria é ser Santa Luzia”: comunidade recebe Pe. Thiago como administrador paroquial

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Natal na Cristo Operário: Pe. Bruno assume a missão de administrador paroquial

Natal do Senhor: Dom Pedro celebra a Missa do Dia e recorda que a Palavra se fez carne

Véspera de Natal na Catedral Diocesana: Noite Santa reúne a Diocese e acolhe o Menino Jesus