Capela Santo Antônio: Um tesouro para São Bernardo e para Diocese

Um tesouro que estava escondido. Esta é a definição para a centenária Capela Santo Antônio (Paróquia São Benedito), no Bairro dos Casa, em São Bernardo do Campo, que foi reformada e reinaugurada no dia 11 de março em Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

O pároco local, Pe. Antônio Fernandes Nascimento, o assessor da Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santo André (COBECISA), Pe. Paulo Afonso, e o Pe. José Aguirre concelebraram. A Missa, que lotou tanto a Capela quanto a Paróquia (apenas uma rua dividem as duas igrejas), contou com a participação do Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, do vice, Marcelo Lima, e de vereadores.

Dom Pedro ressaltou ao povo a importância de preservar a memória. “Pessoa sábia é aquela que tira do seu tesouro coisas antigas e novas. Temos a mania de achar que antiguidades não têm valor, mas não pode. Esta Capela preserva a memória de momentos tão significativos, como a luta do povo daquela época para trabalhar, para manter sua fé”, disse o bispo, que também destacou o padroeiro. “Na Itália, a devoção a Santo Antonio é muito forte. Chamam ele de Santo. Construir uma Capela para os italianos antigos era professar sua fé. Estamos levando adiante uma herança dos nossos antepassados”, completou.

Pe. Fernando agradeceu à presença de todos, de maneira especial à família Casa. “Agradeço a Deus, à família Casa, que me recebeu muito bem aqui, aos outros paroquianos, que também me receberam muito bem, a Dom Pedro, às autoridades. Quem ganha é a Diocese, a cidade de São Bernardo e o povo, porque tinham um tesouro escondido e agora foi revelado”, disse o pároco.

Segundo Orlando Morando, os fiéis dão belo exemplo para o restante da cidade com a reforma da Capela. “Quem não preserva a história, não constrói o futuro. Se não for preservada, nossos filhos não vão conhecer nossa história, são 117 anos. Pe. Fernando, pode contar comigo, se não for diretamente, buscando parcerias para gente preservar os patrimônios tombados ligados à Igreja Católica”, disse o prefeito.

História

A Capela Santo Antonio se confunde com a história da família Casa. Luiz Casa trouxe uma imagem de Santo Antonio da Itália e junto com seus familiares construíram a Capela, inaugurada em 09 de junho de 1900. Por volta de 1925, a Capela desabou, mas os fiéis se organizaram e construíram outra Capela no local, nos anos 1930.

Para os descendentes dos Casa, é um orgulho ter a Capela reformada. “É como um nascimento de um filho novo ou uma festa de Ano Novo porque recomeçamos. Minha família sempre cuidou bem da Capela. Não temos palavras para agradecer”, disse Avenir Govato. “Estou muito feliz, lembrei muitos dos meus pais, dos meus avós. Estamos contentes por tudo que o padre está fazendo por nós”, emendou Zuleica Casa Govato.

Ambos têm 67 anos e são casados, sendo que a história de amor também se mistura à da Capela. “Nós casamos nesta Capela há 45 anos, imagine a alegria que estamos”, completou Zuleica.