Dom Pedro parabeniza Ribeirão Pires e integra procissão de São José: “Defensor da Vida”

Mesmo com o tempo nublado e chuvoso, centenas de fiéis prestigiaram na tarde de domingo (19/03), a festa do patrono das famílias, dos trabalhadores e de toda a Igreja, que coincide com as comemorações dos 63 anos de emancipação política e administrativa de Ribeirão Pires

“Vamos celebrar o Santo Defensor da Vida!”, assim o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, iniciou ao lado do povo ribeirão-pirense e dos sacerdotes, a caminhada pelas ruas do entorno da centenária Igreja Matriz São José, no Centro Alto do município do ABC.

Em quase uma hora de trajeto, todos e todas cantaram o hino do patrono da cidade, além de entoaram louvores à Nossa Senhora e orações a Deus, como forma de agradecimento por graças alcançadas e pedidos de emprego e harmonia familiar.

Na metade do percurso, o líder da Igreja Católica na região se posiciona em frente ao Hospital Ribeirão Pires e reza pela rápida recuperação dos enfermos. “Tenham fé! Que São José interceda junto a Jesus Cristo para a plena saúde de todos vocês”, proclama.

A caminhada teve fim na Matriz que leva o nome do santo, com uma missa especial lotada de fiéis – com as presenças do pároco Nivaldo Feliciano da Silva e do Padre João Roque Lorenzato – que inaugurou o novo altar da Paróquia.

Durante a homília, Dom Pedro destacou a fidelidade e amor com que São José cumpriu a missão divina na Terra. “Ele (José) cumpriu a vontade de Deus, porque era um homem justo. Aceita Maria (mãe de Jesus) como sua legítima esposa e juntos criam o menino Jesus”, atesta.

O bispo diocesano também ressaltou o legado do santo protetor das famílias, na defesa da vida e no enfrentamento das adversidades. “Na Igreja somos todos parentes, em nome de Jesus. Somos uma família! E José é aquele que não poupou esforços para colaborar com as obras de Deus. Aquele que fugiu da perseguição de Herodes para proteger o seu bem mais precioso (filho, Jesus). Aquele que, sobretudo, nos ensinou muito sobre a sabedoria e o amor”, declara.

Ao final da celebração, Dom Pedro, que recebeu o título de cidadão de Ribeirão Pires na sexta-feira (17/03) – veja mais: http://migre.me/whHqP – parabenizou o município e deixou uma mensagem para o povo ribeirão-pirense: “Desejo progresso e paz para essa querida cidade que completa 63 anos e me acolheu tão bem desde que cheguei à região. Que seja governada com honestidade. Na saúde pública, na educação, em todas as áreas. E que os governantes olhem para as necessidades da população. Meu fraterno abraço!”.

Fotos e Texto: Fábio Sales