Dom Pedro abençoa novo altar e emociona fiéis da Igreja Matriz de Ribeirão Pires

Em celebração ocorrida no último domingo (19/03), no Dia do Santo Padroeiro de Ribeirão Pires e protetor das famílias, Dom Pedro e o pároco Nivaldo presidiram a primeira missa na nova mesa onde se realiza a ceia eucarística

Centenas de fiéis se emocionaram durante a celebração do Dia de São José, com as bênçãos do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na inauguração do novo altar em mármore travertino, da Igreja Matriz São José de Ribeirão Pires, no Grande ABC.

Acompanhado do pároco Nivaldo Feliciano Silva, Dom Pedro iniciou o rito da dedicação e sagração do espaço, que envolve a unção com o óleo do Crisma, a incensação, o revestimento e a iluminação do altar. “É motivo de muito orgulho celebrar a missa de um santo querido e tão importante para a Igreja como São José, num dia de grande importância para a comunidade, com a inauguração deste altar, que é a mesa da Eucaristia, o centro da fé cristã”, agradece.

“Momento em que Cristo se apresenta como o Corpo e o Sangue, numa entrega total como alimento para nós, confirmada pela Ressurreição e pelo dom do Espírito Santo”, prossegue Dom Pedro. “A última peça adquirida da reforma do templo foi o altar, a mesa central, onde celebramos a Eucaristia, presença viva de Cristo no meio de nós”, completa padre Nivaldo.

Momento de emoção

“Hoje é um dia muito especial para nossa comunidade. Dia de celebrarmos um santo maravilhoso em todos os sentidos e o novo altar que contemplamos a presença de Cristo”, reflete a professora aposentada e ministra da eucaristia, Maria Bernardete. “Esse novo altar e as próximas reformas deixarão a igreja mais bonita e com muito conforto para os paroquianos”, elogia a integrante do Apostolado da Oração, Maria Francisca.

Ribeirão Pires comemorou 63 anos de emancipação político-administrativa neste 19 de março. Nesse mesmo dia, São José também é celebrado pelos devotos do santo. Novena, procissão, missa e quermesse fizeram parte da programação.

Restauração da Paróquia

Segundo padre Nivaldo, a construção centenária passa por um processo de restauração desde meados de 2014. Além do novo altar, outras melhorias estão sendo realizadas no templo. A mesa da palavra é uma delas. “Nos próximos dias poderemos proclamar a palavra, a partir do novo ambão. Que essa palavra faça eco, alcance o coração das pessoas, iluminando a fé e promovendo a ação comum, anunciando Jesus Cristo como anunciadores do reino na atualidade”, enfatiza.

Outro benefício para a comunidade será a nova iluminação e a colocação de colunas de mármores em cada uma das capelas das imagens santas. Inclusive, os locais do calvário e de Santa Terezinha já foram restaurados.

De acordo com o pároco, as melhorias só foram possíveis após reuniões e muito diálogo com a comunidade. “Quero reforçar o convite aos paroquianos que procurem nos ajudar a melhorar a comunidade paroquial. O espaço bem cuidado faz com que as pessoas se sintam bem. E sentindo-se bem tem mais alegria em viver e testemunhar a fé”, declara.

A Igreja Matriz de São José está localizada na Av. Santo André, 110, Centro Alto, próxima da Estação Ribeirão Pires da CPTM.