“Família Guadalupe” inicia ano jubilar

Comemorando 25 anos de uma família. Esta é a sensação de quem participa da Paróquia Nossa Senhora do Guadalupe, em São Bernardo do Campo, que iniciou seu ano Jubilar de Prata no dia 25 de março, com Santa Missa campal, presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini. Os sacerdotes, Pe. Cleidson Pedroso de Souza (pároco), Pe. Paulo Roberto Vicente (vigário), Pe. Roberto Alves Marangon, conhecido como Pe. Beto (primeiro pároco), e Pe. Guilherme Melo Sanches (secretário episcopal) concelebraram.

Para alguns fiéis, o início do ano Jubilar recorda como a Paróquia é importante para a região, que tem mais 13 capelas da Nossa Senhora do Guadalupe. “Esta Paróquia é uma bênção de Deus para nós. Não tem coisa mais linda. Para construir esta paróquia, colocávamos tijolo por tijolo, e nunca deixamos de lutar. Esta é a beleza maior que temos neste bairro”, assegurou o paroquiano José Dojival Rocha Soares.

Outros fiéis recordaram os sacerdotes que passaram pela comunidade, como Pe. Damião Calixto Trajano, que faleceu pouco antes de Nossa Senhora do Guadalupe se tornar Paróquia, e Pe. Beto, primeiro pároco. “Peço a Deus que possa viver mais alguns anos para ver o que esta Paróquia ainda tem para fazer, realizar os sonhos dos padres. O amor que a gente tinha por cada padre sempre foi demais. A comunidade é uma família. Nem precisamos de psicólogo, porque resolvemos nossos problemas com nossos amigos aqui. Esta comunidade é uma família”, disse Antônia Videira Benabide, 58.

Dom Pedro destacou a importância dos fiéis na construção de uma Paróquia para evangelizar. “O padre serve à comunidade. A história da Paróquia é feita também com a comunidade, as lideranças, que se doaram e assumiram o compromisso. Ser membro da comunidade é ser membro de uma família”, disse o pastor do Grande ABC, que destacou a importância da Virgem Maria. “A maior alegria de Nossa Senhora é conduzir o fiel a Jesus. Maria sempre diz: ‘eu sou sua mãe’. Vamos confiar na intercessão da Mãe”, pediu.

Convidada pelo bispo para falar aos fiéis, a Irmã Adriana Rubino, das Pias Operárias de São José, que está desde o início, se alegrou ao ver o número grande de fiéis. “Não tinha visto a quantidade de gente aqui. Vocês são lindos. Pe. Damião sempre dizia que queria esta Paróquia com o título da Virgem de Guadalupe. Ela sempre será nossa grande companheira”, disse a Irmã.

Agradecimentos

Convidado ilustre, Pe. Beto destacou a emoção de presenciar um momento tão importante. “É uma alegria estar aqui nas terras guadalupanas e participar com vocês desta festa jubilar. Meu coração fica tremendo logo quando chego ao Alvarenga, lembrando cada um de vocês, dos tantos sonhos, projetos, que a gente vê realizado, e vemos esta Paróquia sempre crescendo”, ressaltou o sacerdote, que foi pároco aproximadamente dois meses após sua ordenação presbiteral. “Aprendi a ser padre nesta paróquia. Vocês me ajudaram a enfrentar o início de ministério. Meu coração é agradecido por esta oportunidade. Neste encontro, meu coração é somente de louvor. Deus abençoe cada um de nós”, completou.

Atual pároco, Pe. Cleidson agradeceu a todos, como o bispo, seus antecessores, os fiéis e, principalmente, a Deus. “Agradeço a Deus por estar neste momento histórico na vida da nossa Paróquia. Nesses últimos tempos, tenho olhados as fotos, ouvido as histórias e vejo que sou privilegiado. Tantos padres trabalharam aqui, as dificuldades, a rua era de barro, as festas, as quermesses… Sou privilegiado por estar aqui e tudo que foi conquistado pelo trabalho de vocês”, disse.

Após a Santa Missa, os fiéis ainda tiveram uma pequena confraternização no salão da Paróquia. Foi apenas o começo de um ano de muita festa para a “Família Guadalupe”.