Setor Família ouve palestra do bispo em seu primeiro Encontrão de 2017

O Setor Família da Diocese de Santo André recebeu um grande presente em seu primeiro encontro de 2017, realizado no dia 28 de março (terça-feira): A palestra do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, que abordou a Exortação Apostólica do Papa Francisco “Amoris Laetitia”, resultado de dois Sínodos sobre a família. O evento aconteceu no auditório da Cúria Diocesana, que ficou lotado pelos fiéis.

O pastor da Igreja do Grande ABC recordou que a Exortação Apostólica do Papa é uma reflexão sobre o matrimônio e família. “Qual é o ponto de partida? É a alegria do amor. Uma reflexão iluminada por uma leitura existencial e pastoral da Palavra de Deus. (No Capítulo 1), À Luz da Palavra, há o Salmo 128 (127). As afirmações da primeira parte deste Salmo possuem votos de felicidade”, disse Dom Pedro.

Ele ressaltou que a segunda parte do Salmo fala do temor. “O temor da Bíblia é respeito, respeitar a Lei de Deus. A falta do temor a Deus leva à ruína. Deus criou o homem. Ele nos criou e sabe o que é bom e ruim para nós. O homem (Adão) não levou a sério. O homem que teme o Senhor é o que leva a sério que Deus nos fala”, frisou o bispo.

Em sua explanação ainda destacou a importância da mulher e do homem para Deus. “Deus deixou para criar o homem e a mulher por último, é aquilo que Ele mais ama na criação. Deus fez tudo, mas só o homem e a mulher são Sua imagem e semelhança. Por isso, são amados acima de tudo na criação”, recordou. “A família é um projeto de Deus e, fora deste projeto, as coisas não dão certo. Deus respeita a liberdade do homem, mas não pode dá certo (viver fora do projeto de Deus), porque o homem não pode ter um projeto melhor que o de Deus”, frisou.

Jesus nos mostra o valor que dá a família, ressaltou o bispo, ao estar grande parte da sua vida com Seus pais. “Jesus viveu maior do tempo de sua vida com José e Maria. Em 30 anos, ele ficou dentro de uma família. Nem precisa dizer que a família é importante. Jesus estava com eles, ocupando Seu lugar de filho”, disse Dom Pedro, que destacou ainda a importância de Maria e José na vida de Jesus.

Ao fim da palestra, Dom Pedro deu a oportunidade para que os membros do Setor Família falassem suas opiniões e contribuições.

União – Para os organizadores do Encontro, o casal Edmes e Roberto Kanashiro (também coordenadores da Pastoral Familiar), o objetivo do evento é fazer com que o Setor caminhe junto em favor da vida e da família. “É claro que todo movimento tem sua particularidade, sua forma de ser e deve ser respeitadas. Contudo, em alguns momentos precisamos estar caminhando juntos. Em algumas datas, precisamos estar juntos. E fortalecidos, cada um faz sua missão em defesa da vida e da família”, disse o casal, que agradeceu a Dom Pedro. “Ouvir a palavra do bispo é muito bom porque ele é um motivador e um entusiasma para todos os movimentos. Começar com Dom Pedro é exatamente para dar o direcionamento, o apoio, o incentivo para caminhar durante todo o ano. Foi uma bênção”, completou.