Diocese de Santo André

Doutrina Social da Igreja tem respostas para problemas da sociedade, diz bispo

De uma forma simples e clara, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, palestrou o primeiro módulo do curso da Doutrina Social da Igreja, no sábado, (04/03), na Paulus Livraria, responsável por promover e organizar o evento. O curso, que teve mais de 60 pessoas e contará com mais dois módulos, foi baseado no Livro DOCAT, que traz uma linguagem didática e profunda do tema.

O pastor do Grande ABC destacou que a Doutrina Social da Igreja é uma grande ferramenta para os cristãos. “Ela contempla todas as questões e problemas (como drogas, economia, educação, família) a partir da fé na Palavra de Deus. Ninguém pode falar que a Igreja não tem uma resposta para estes problemas. A Igreja tem, mas a partir do que Jesus ensinou, e não o que fala na Bolsa de Nova Iorque. Temos todas as ferramentas pra trabalhar. Infelizmente, a maioria do povo não conhece”, lamentou o bispo.

Dom Pedro ainda alertou que para modificar o próximo há necessidade de outra mudança. “Se você quiser transformar o mundo tem que transformar seu coração”, disse o bispo, que pediu mais do que simplesmente colaborar financeiramente. “Devemos ajudar o outro, mas não basta apenas assistência social. É necessária uma ação transformadora”, frisou.

O bispo ainda recordou que houve um grande movimento social na Igreja com pontos positivos, como a priorização pelos pobres, mas não estava baseado na Doutrina Social da Igreja, e sim na Teologia da Libertação. “O problema é a ideologização. Quando tem uma teologia que pega carona em uma ideologia. Há várias ideologias, de esquerda, de direita, de cima, de baixo. Se uma teologia adota uma ideologia, ela se amarra e se escraviza. Este é o problema. Temos que fazer um caminho de conhecer, difundir e agir a partir da Doutrina Social da Igreja”, pediu.

Aprovação

Os participantes aprovaram o curso. “A presença do bispo foi muito bom, sua abertura de estar com a gente é motivadora. Ele fala de um jeito tão fácil conosco. Ficamos mais perto da doutrina para propagar a mensagem de Cristo”, disse Lídia Barreto, 21 anos, da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Santo André). “Ele abordou muito bem os tópicos do DOCAT, passando de uma forma clara e esclarecendo-os”, emendou Victor Oliveira, 20, da São José (Mauá).

Para Joana de Fátima Oliveira, 56, da Nossa Senhora das Dores (Santo André), o mais marcante foi a fala da importância do jovem. “A família precisa ajudar o jovem a crescer porque o jovem não é o futuro da Igreja, é o presente”, ressaltou. Segundo Luiz Carlos de Carvalho, 61, do Juventude Esperança do Amanhã (Jeda), foi importante conhecer mais sobre a Igreja. “Temos que resgatar o ser humano. Esta é nossa missão”, completou.

 

Mais cursos

Gerente da unidade da Paulus de Santo André, Gilmar Bergmann, ficou feliz com a presença dos diocesanos, que encheram a sala do curso. “A Paulus, além de ser uma instituição católica, uma livraria católica, não quer mostrar apenas um local comercial, mas promover eventos de formação e debates de assuntos que são relevantes para a Igreja, à sociedade. Temos parceria muito boa com a Diocese e os padres sempre dispuseram a vir. Ajudar nossos clientes para que seja um espaço cultural e religioso”, explicou.

Bergmann ainda ressaltou os outros cursos que a Paulus promove. Para conhecê-los, clique aqui: https://www.paulus.com.br/portal/eventos?estado=sp (o link contém todos os cursos no Estado de São Paulo).

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”