Um dos eventos em comemoração aos 63 anos de emancipação político administrativa de Ribeirão Pires, aconteceu na noite de sexta-feira, (17/03), a Câmara Municipal realizou a sessão solene de entrega de títulos de cidadão ribeirãopirense a personalidades que se destacaram ao longo do ano, em suas atividades no dia a dia.
Os trabalhos foram abertos pelo Presidente Rubens Fernandes da Silva, o Rubão, e após a apresentação dos pavilhões do Brasil, do Estado e do Município foi entoado o hino brasileiro e da cidade de Ribeirão Pires. A mesa principal foi composta por todos os parlamentares da cidade, mais os edis de Mauá, Adelto Cachorrão e Enfermeiro Samuel, além do Delegado de Polícia local, Dor Evandro Lima, o vice prefeito Gabriel Roncon, o prefeito Kiko, que fez um belo discurso que sem dúvida elevou a estima da população da cidade aniversariante. Também esteve na mesa o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.
As homenagens realizadas durante a noite, com a entrega de títulos de cidadão ribeirãopirense veio premiar as ações das pessoas que no dia a dia atuam em prol da cidade. São pessoas que demonstram com seus atos o quanto amam a cidade, como a gari e a guarda civil municipal, entre outros.
O título foi presentado pelo vereador Edson Savietto, o Banha que disse: “A entrega do título desta noite é em reconhecimento pelo trabalho que Dom Pedro vem realizando em toda a Diocese. Apesar de estar a pouco tempo na região, já esteve diversas vezes em Ribeirão Pires. Fez questão de conhecer cada vila, cada comunidade, visitou as nossas capelas, conversou com o povo, percorreu nossas ruas, esteve em todos os cantos do município para descobrir nossa história, nossos anseios, nossos problemas. Este título é pelo muito que a Igreja Católica vem realizando na cidade. O índice de mortalidade infantil caiu extremamente graças a ação da Pastoral da Criança. Posso dizer que Dom Pedro Cipollini veio trazer fé e esperança para a nossa cidade. O bem que o Papa Francisco faz no mundo, Dom Pedro, como bispo realiza para o nosso povo”.
Por sua vez o homenageado, Dom Pedro assim se expressou: “Minha palavra é de gratidão. Este título é um incentivo para minha vida. Por certo existem outras pessoas mais meritórias para ser agraciado com o título de cidadão de Ribeirão Pires, mas dedico esta homenagem à Igreja Católica que sempre esteve presente nesta cidade desde os primeiros dias. A Capela Nossa Senhora do Pilar, construída em 1714 é uma prova viva desta realidade. A homenagem me comove e me faz feliz por que agora me sinto ainda mais participativo da cidade de Ribeirão Pires. O título me faz sentir bem acolhido por vocês. Saibam que trago no coração esta querida cidade”.