Seminaristas da diocese se juntam aos do estado de SP no ano jubilar mariano

Por ocasião do Jubileu em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) preparou uma peregrinação ao Santuário Nacional, da qual participaram seminaristas de todo o Regional Sul 1 da CNBB, que abrange o estado de São Paulo.

Da Diocese de Santo André, participaram os quinze seminaristas da Casa de Formação Propedêutica e quatro seminaristas da Casa de Formação Teológica.

Aproximadamente 700 seminaristas peregrinaram ao Santuário, numa bonita celebração que se iniciou na Tribuna Bento XVI, onde os seminaristas foram acolhidos por D. Paulo Belotto, bispo de Franca e referencial para a OSIB no Regional; em seguida, todos adentraram a basílica em procissão para juntos recitarem os mistérios gozosos do Rosário e participarem da Santa Missa, presidida por D. Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório (RS) e concelebrada por D. Paulo; D. Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto; D. Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes e vice-presidente do Regional; além um bispo africano em visita ao Santuário e dezenas de presbíteros ligados à formação dos futuros padres.

Após a Eucaristia, mais uma vez os seminaristas (teólogos, filósofos, propedeutas e menores) dirigiram-se em procissão até a Capela de São José – pequena para a multidão que tomou todos os espaços do local – onde foram acolhidos pelo arcebispo de Aparecida, D. Orlando Brandes.

Absoluto silêncio reinava enquanto todos ouviram respeitosa e silenciosamente as palavras do prelado, que discorreu sábia e agradavelmente acerca de aspectos da imagem da Padroeira do Brasil que carregam profundas lições para aqueles que desejam consagrar-se a Deus no sacerdócio ministerial. O efeito da alocução produziu aplausos ininterruptos por mais de dois minutos, que chegaram a abafar por instantes o som dos grupos de congadas, que de todo o Brasil com seus cantos, danças e instrumentos se aproximavam do Santuário também para prestar sua homenagem à Mãe de Jesus.

Por fim, os futuros pescadores de homens rumaram de volta às suas Dioceses, preenchidos de entusiasmo e dispostos a prosseguir alegremente com sua missão de preparar-se para servir ao Reino de Deus mediante o ministério ordenado.

Reportagem do Seminarista Vinícius Afonso