Shalom celebra seus novos consagrados

A Comunidade Shalom em Santo André não para de crescer. E no último sábado, dia 22, contemplou-se esta alegria com a Missa das Primeiras Promessas de nove consagrados e das Promessas Definitivas de uma consagrada, na Catedral do Carmo, em Santo André, lotada pelos fiéis. A celebração foi presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, que foi acompanhado pelos sacerdotes Pe. Joel Nery, pároco local, Pe. Guilherme Melo Sanches, secretário episcopal, Pe. Alex Sérgio (Paróquia Santa Rita de Cássia / Diadema) e Pe. Jailson Santos (Paróquia Nossa Senhora do Rosário / Santo André).

Pastor da Igreja do Grande ABC, Dom Pedro ressaltou a importância das comunidades e as congregações na evangelização. “A Igreja é uma árvore com muitos ramos que dá vários frutos, e o Espírito Santo rege esta sinfonia maravilhosa da unidade na diversidade”, disse o bispo, que pediu aos consagrados a evangelização fora dos muros da Igreja. “Tenham a fé missionária, em saída, anunciando. Não há carisma dentro da Igreja que não seja missionário. Nem a vida contemplativa pode deixar de ser missionária”, frisou.

Segundo ele, é preciso anunciar a ‘paz’ que Jesus traz aos corações dos homens. “Viver estas promessas é anunciar o Evangelho como missionários. O Evangelho dá a paz. Shalom quer dizer paz. Esta paz que vem de Deus. A falta de paz gera inquietação, enquanto a paz é sólida para Evangelização”, disse Dom Pedro. “Busquem a graça de ser fiéis. É preciso recordar o dia das promessas. Assim, Deus vai fortalecendo cada um, em Jesus Cristo”, completou.

Vontade de Deus que salva

Para irmãos que das Primeiras Promessas, realizar a vontade de Deus é a melhor opção para o cristão. “A missa representou a vitória de Deus na minha vida. Quando me pedi para me consagrar, meu coração viveu uma grande batalha entre as ‘minhas vontades’ e as ‘vontades de Deus’. E que minha consagração seria um grito de ‘Quem como Deus na minha vida?’. E percebi que o amor de Deus venceu, e que a celebração foi a vitória de Deus na minha vida”, disse Mariana de Oliveira.

Segundo Natália Nobre, é um ‘sim’ à comunidade e à Igreja. “Foi um momento muito importante porque sabemos o quanto a Igreja nos chama. Comprometemos-nos com a Igreja, com o nosso chamado. Ainda destaco que esta Missa nos faz lembrar os primeiros consagrados da comunidade que nos impulsionaram a dar nosso ‘sim’”, explicou.

O sim para sempre

Na Comunidade desde 2005, Alessandra Maria Fortunato de Carvalho destacou que realizar as Promessas Definitivas na Comunidade foi um “golpe de misericórdia de Deus”. “O sentido das promessas definitivas é romper com o provisório e assumir com o Senhor um compromisso definitivo de viver unida a Ele, vivendo a radicalidade do Evangelho segundo o carisma Shalom. Este é o lugar onde o Senhor me plantou e me chama a viver, a consumir minha vida com tudo que sou e tenho, em vista da Evangelização. Isso não é possível pelas minhas forças, mas me abandono nas mãos de Deus e confio na ação de sua graça”, assegurou.

Escolhendo a vontade de Deus

Paulo Ygor, responsável pela Comunidade em Santo André, explicou o sentindo da consagração dos irmãos. “Deus escolheu estes filhos, que se decidiram pela vontade do Senhor. São pessoas que se consagram e decidem viver uma consagração para testemunhar a ressurreição de Cristo e Sua paz. E o que vivemos foi isso, temos irmãos que se consagram e desperta naqueles que participam um comprometimento com a vontade de Deus, com a evangelização, com o anúncio da paz”, frisou Paulo.

Além dos três citados acima, confira os nomes dos outros consagrados: Ana Liria, Desiree Cardoso, Fernanda Teixeira, Meggie Teixeira, Rodrigo Santos, Rosalia Lopes e Rudson Suster (Primeiras Promessas).

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

Encontro Diocesano do Terço dos Homens reúne fiéis no Santuário da Imaculada Conceição, em Mauá