Diocese de Santo André

Mais dois sacerdotes para a messe de Deus

Ao levantarem as mãos ungidas e, em seguida, ouvirem as palmas de uma assembleia emocionada, os mais novos sacerdotes da Diocese de Santo André, Pe. Camilo Gonçalves de Lima e Pe. Hamilton Gomes do Nascimento, receberam como graça de Deus a concretização da etapa mais importante da vida deles. Ambos foram ordenados presbíteros, no dia 27 de maio, na Catedral do Carmo, em Santo André, pelas mãos do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, em Santa Missa, também concelebrada por diversos padres do Grande ABC.

Além de bonita, a cena de eles levantando as mãos remete a muito mais que um sentimento de felicidade. Remete à uma história construída há anos por uma decisão de ser sacerdote eternamente, que leva mais almas para o Reino de Deus. E ambos sabem da responsabilidade. “Quando levantamos as mãos e olhamos para o povo, sentimos a responsabilidade que Deus nos dá através dos fiéis. Vimos os fiéis, que, por meio de nós, Deus pode agir neles”, destacou Pe. Camilo. “Temos a certeza de que Deus providencia tudo. Não temos que ter medo, mas acreditar, confiar e se abandonar em Deus”, disse.

Para Pe. Hamilton, é a sensação de receber um presente sem merecimento nenhum. “Ganhamos uma graça e não merecemos. O sacerdócio é um grande dom do Espirito Santo e Deus nos quis. Eu não sei o porquê, mas Deus nos quis. É uma grande história de vitória, vitória do povo de Deus e também nossa. O povo de Deus nos alegra muito, me sinto muito feliz por ajudar com a obra do Senhor”, frisou o sacerdote.

Dom Pedro, inclusive, ressaltou que foi Deus que os quis. “Tudo é graça de Deus. Cristo não tinha necessidade de escolhê-los, mas Ele os escolheu. O sacerdócio não é de vocês, mas de Cristo. Então, deixe que Ele governe a vida de vocês”, pontuou o bispo. “Vocês serão sacerdotes 24 horas por dia porque disseram seu ‘sim’”, completou.

O bispo ainda pediu para que ambos sejam homens do Espírito Santo. “Não sejam medrosos. É por medo que se apega aos cargos, ao dinheiro, à família. O medo é o contrário da fé. É o Espírito Santo que nos liberta do medo, da mediocridade”, disse. “Sejam homens do Espírito Santo em meio a uma sociedade materialista, sejam sempre movidos pelo Espírito Santo”, pediu o pastor do Grande ABC.

História de fé

Entre os sacerdotes presentes estavam dois especiais para os novos sacerdotes: Pe. Joaquim de Souza e Pe. Antônio Moura da Silva, que acompanharam a entrada de Pe. Hamilton e Pe Camilo, respectivamente, ao seminário. Os dois estavam felizes em participar de um momento tão importante de dois jovens que foram seus paroquianos.

Pe. Moura recordou até a passagem da apresentação do menino Jesus. “Estou como Simeão. Ele teve um aviso de Deus que não morreria sem ver o Senhor. No dia que Maria e José apresentaram Jesus no templo, ele pegou o menino e falou a Deus: agora você pode me levar o seu servo. Hoje estou assim, com esta alegria muito grande”, disse o sacerdote, que, como pároco da Nossa Senhora Auxiliadora, teve três sacerdotes de sua paróquia: Pe. Vanderlei Nunes e Pe. Romeu, além do Pe. Camilo.

Recuperando de um problema no coração, Pe. Joaquim disse que foi uma Missa com emoções muito fortes, aliás, ele viu seu paroquiano Hamilton, da São Sebastião, em Rio Grande da Serra, iniciando a caminhada ao sacerdócio. “É uma emoção muito grande e não dá para expressar em palavras. É alegria enorme participar de sua ordenação e agradeço a Deus por este presente. É uma bênção de Deus”, disse.

Que também estavam orgulhosas eram suas mães. “No início não queria que ele fosse padre, mas ele tomou a decisão desde pequeno. Sempre frequentou a Igreja. Hoje estou tão feliz que fiz questão de ser a primeira a comungar com ele”, disse Ivanildes Maria Leão de Lima, mãe de Pe. Camilo. “Meu coração está bem como nunca teve. Sabia que iria chegar este dia. É o sonho dele, desde os quatro anos. Ele nunca desistiu. É um orgulho”, disse Ivanilda Gomes Nascimento, mãe do Pe. Hamilton, seu único filho.

Administradores Paroquiais

Elogios pela caminhada até agora, os novos padres já sabem onde vão começar a pastorear. Pe. Hamilton e Pe Camilo serão administradores paroquiais nas Paróquias São Felipe Apóstolo (Mauá) e Nossa Senhora Rosário de Fátima (São Bernardo), respectivamente.

Lemas

Pe. Camilo –  “Eu vim para que tenham vida” (Jo 10, 10)

Pe. Hamilton – “Eu te louvo, Pai, Senhor do Céu e da Terra” (Mt 11, 25b).

Reportagem de Thiago Soares Postigo Silva

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024

Um dia para partilhar Amor: Diocese de Santo André celebra o Dia Mundial dos Pobres

Diocese de Santo André se prepara para o Dia Mundial dos Pobres

Última reunião do clero de 2024 reforça compromisso pastoral e prepara 2025

Missa Diocesana dos Agentes do Dízimo celebra a força da comunidade na partilha

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024