Ponderações de Dom Leomar trazem mais inspirações para a 3ª Sessão Sinodal Geral

A Diocese de Santo André realizou nos dias 9 e 10 de junho, a 3ª Sessão Sinodal Geral, no Instituto Sagrada Família, em Santo André, com a presença de sacerdotes, religiosas, religiosos e representantes de pastorais e movimentos. Ambos os encontros contaram com a palestra do bispo auxiliar da Diocese de Porto Alegre-RS, Dom Leomar Antônio Brustolin, além do lançamento de novos documentos de liturgia e para os ministros extraordinários.

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, destacou como fundamental a presença de todos para o Sínodo. “É um momento importante para nosso Sínodo. Estamos caminhando e progredindo, conseguindo aos poucos aquilo que nos propusemos. Quando cheguei, ouvi muito que era necessário que a Diocese não deixasse, mas melhorasse o que tinha na pastoral, levando adiante muitas iniciativas, e, sobretudo, realizar um planejamento pastoral e participativo”, recordou o bispo. “Estamos executando, com ajuda de vocês, com a participação, o amor a Cristo e a sua Igreja nos move, dá esperança”, completou.

Em sua palestra, com base em dados da pesquisa realizada pela Diocese de Santo André no Grande ABC, Dom Leomar ressaltou o cuidado que todos devem ter com a evangelização, um tratamento mais pessoal com o cristão e que o objetivo sempre seja levar o seguimento a Cristo e não a um sacerdote ou a uma liderança (para assistir à palestra do bispo, clique aqui

Para Dom Leomar, o Sínodo é de extrema importância para que mais pessoas sejam evangelizadas. “Coloca o Igreja em movimento para encontrar caminhos para sermos mais fiéis a Jesus Cristo. “Percebi muita gente, a presença do bispo, dos presbíteros, dos diáconos, os religiosos e um laicato muito presente. Acredito que seja um momento de avançar em uma Igreja como Santo André, que já tem uma belíssima caminhada, mas com os desafios dos últimos anos, ir às águas mais profundas. O Sínodo vai trazer grandes benefícios para formar discípulos missionários no Grande ABC, que merece e tem condições de mostrar um cristianismo mais adulto”, frisou.

Para Dom Pedro, as palavras de Dom Leomar serão muito úteis. “A palestra vai nos ajudar na hora de elaborar nosso roteiro pastoral. Que Deus nos ajude e que estas colocações nos questionem. Vamos refletir, na hora de opinar, olhando o futuro da nossa Igreja”, disse.

Documentos

A Igreja do Grande ABC ainda apresentou o novo Diretório Diocesano de Liturgia “Agradecemos muito a Deus por este Diretório, por todos que colaboraram. Que todos possam acolher com simplicidade como um instrumento de unidade na nossa Igreja”, disse o bispo.

O assessor da Comissão Diocesana dos ministérios extraordinários, Pe. Gonise Portugal da Rocha, também apresentou a apostila aos ministros não ordenados (da Comunhão, da Palavra, das Exéquias, da Bênção). “O Pe. Gonise encontrou na Diocese de Ponta Grossa um subsídio e nós adaptamos. Foi feito um trabalho grande. Temos 6 mil ministros e previsto para aumentar para 8 mil. Uma quantidade considerável. São para ajudar a gente caminhar, não vai engessar nada”, destacou o bispo.

Para mais informações do Sínodo, clique aqui. http://sinodo.diocesesa.org.br/

Reportagem de Thiago Silva

Fotos de Eva Casagrande