Em outubro do último ano, nosso Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, realizou uma visita missionária nas 12 paróquias que compõem a Região Pastoral Santo André Utinga. Devido a essa visita, nos meses que antecederam a mesma, as Pascoms das paróquias do setor, que possuem uma pastoral já desenvolvida, se reuniram para realizar a cobertura de todos os passos de Dom Pedro, que conheceu as realidades da região, visitou hospitais e postos de saúde, casas de paroquianos enfermos, etc.
Esta união foi um fato inédito em toda nossa Diocese e, após a belíssima cobertura realizada pelas pastorais, rendeu frutos. Os coordenadores de três Pascoms mais estruturadas da região: as paróquias Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha, junto com o padre Tiago Silva, pároco da última, e assessor da comunicação na Região, e também do seu coordenador, Júnior Medeiros, continuaram a se reunir e resolveram incentivar e auxiliar as demais paróquias que ainda não possuem uma Pastoral da Comunicação em sua comunidade ou que estão começando a implantá-la, dando seus passos iniciais, formando assim a Pastoral da Comunicação – Regional Utinga.
Destas reuniões, uma unidade foi surgindo e um material para as formações foi elaborado, contendo temas importantes para uma Pascom: como iniciar, como se relacionar com as demais pastorais da comunidade, quais ferramentas podem ser utilizadas no pontapé inicial de uma Pascom, dificuldades a serem enfrentadas, boas técnicas de arte e redação, etc.
Com o material pronto, chegou a hora da Pascom – Regional Utinga ser uma Igreja em missão e começou a visitar as paróquias com sua formação, aberta a novos agentes da Pascom, paroquianos interessados em criar a pastoral e toda a comunidade.
A primeira paróquia a ser visitada foi a de Santo Antônio, no Jardim Santo Antônio, no dia 18 de abril, que está iniciando a Pastoral da Comunicação paroquial. Com uma ótima participação da comunidade, todos os principais temas foram passados aos mesmos, sanando diversas dúvidas e os auxiliando na linda caminhada de Evangelização que temos. Foi um belo momento de formação e confraternização das paróquias, gerando mais unidade e ainda abrindo as portas das comunidades para que os novos agentes se espelhem no crescimento de suas pastorais.
E a Pascom Regional Utinga não para por aí. Esta formação será levada às demais paróquias da região a partir de junho deste ano, tendo um hiato em maio, devido à Semana da Comunicação em nossa Diocese. Com a graça de Deus, novas pastorais irão surgir desta iniciativa e, com este exemplo, que as demais Pastorais da Comunicação de cada regional da Diocese de Santo André se unam e incentivem a criação dando o apoio necessário a novas Pastorais da Comunicação.
Reportagem por Rodrigo Caserta – Pascom Nossa Senhora de Fátima