Terço dos Homens na Diocese organiza evento para 10 mil fiéis em setembro

Os coordenadores dos grupos do Terço dos Homens na Diocese de Santo André se reuniram no dia 22 de julho, na Mitra, para discutirem os últimos detalhes do evento ‘Encerramento da Visita da Imagem Peregrina’, programado para o dia 23 de setembro, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Paulicéia, em São Bernardo. A expectativa é que ao menos 10 mil católicos compareçam ao evento.

O coordenador diocesano, Francisco Mamede, esclareceu que a reunião serviu para alertar a todos da divulgação do evento. “Queremos mostrar no dia 23 a importância do Terço dos Homens, de unir as famílias. Quando o homem reza com o rosário está evangelizando a família. Será uma Missa da Família e para família”, explicou Mamede, que recordou que o encontro ainda vai contar com procissão, festival cultural, testemunhos e, claro, o terço com a consagração.

Para tamanho desafio, os representantes do Movimento receberam o apoio do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini. Ele recordou que o evento é também em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba (motivo da peregrinação da imagem da Santa). “É uma celebração muito importante. Recorda-nos que Maria está junto ao povo que sofre. A imagem tem Maria sorridente, com as mãos juntas, intercedendo por nós”, frisou o pastor do Grande ABC.

Ele ainda destacou a oração do terço. “Esta devoção é muito importante que se difunda nas casas, nas paróquias, nas comunidades, porque a oração do rosário traz devoção a Nossa Senhora. Maria sempre nos leva a Jesus, sempre intercede, nunca deixa sem resposta quando se recorre a ela”, disse.

Do terço ao sacerdócio

Além do bispo, o encontro teve um testemunho do Pe. Dayvid da Silva, pároco da Jesus de Piraporinha (Diadema). “Perto da minha casa, havia um grupo que rezava os terços nas casas e rezaram na minha. E fizeram o convite à minha família. A imagem ficou na minha casa e, quando levamos a imagem para outra casa, rezei de novo com eles e comecei a gostar do terço. Depois criamos um grupo para crianças e adolescentes, também rezando nas casas, mas os adultos começaram a ir também. Fomos crescendo e, dos meus 13 aos 18 anos, rezava toda semana o Terço, às segundas-feiras e às sextas. Tinha lista grande de espera para rezar nas casas. Foi ali que minha vocação ao sacerdócio foi crescendo. Nasceu a partir da reza do terço”, contou o presbítero.

Para o assessor do Movimento, Pe. Flávio José, o evento do dia 23 de setembro será uma ocasião para demonstrar a beleza da oração do Terço. “A oração do terço nos mostra o olhar da fé. O homem que participa do terço é como José. Deus diz: ‘Você vai cuidar da minha família. Seja zeloso’. Cuidar daquilo que Deus me deu. Preparar para este momento que teremos em setembro, divulgar para mostrar a beleza da fé, de como é rezar o terço”, pediu o sacerdote. Os sacerdotes, Padre Joel Nery (pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo) e Padre Guilherme Melo Sanches (secretário episcopal) também acompanharam a reunião.

Texto e fotos de Thiago Silva