30ª Romaria dos Trabalhadores e das Trabalhadoras acontece dia 7 de setembro

O encontro vai reunir milhares de pessoas que partem de várias localidades de São Paulo e dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, e seguirão para o Santuário de Aparecida.

O tema da 30ª. Romaria dos trabalhadores e das trabalhadoras: “30 anos de resistência e ação, anunciando a esperança, combatendo a exploração”, fala dos sinais de esperança e das conquistas da classe trabalhadora. Em tempos de retirada de direitos, mostramos que o povo trabalhador sempre reagiu e que assim continuará e que, muito embora suas conquistas nem sempre sejam noticiadas, elas existem na história e no presente e nos cabe valorizá-las e divulgá-las.

A primeira Romaria ocorreu em 1988, por iniciativa da Pastoral Operária, uma pastoral da Igreja Católica, que está a serviço da classe trabalhadora urbana, seja empregada ou desempregada, e também os trabalhadores na economia solidária. Atualmente, o Serviço Pastoral dos Migrantes prepara a Romaria, juntamente com a Pastoral Operária.

Desde o ano de 1995, quando ocorreu o 1º Grito dos Excluídos, esta Romaria ocorre em conjunto com o mesmo.

PROGRAMAÇÃO:

Em Aparecida, os romeiros seguem a seguinte programação:

– 6h30 – Concentração no Porto Itaguaçu, onde segundo a história, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora, por pescadores, em 1717.

– 7h30 – Mística de oração no Porto Itaguaçu.

– 8 horas – Início da caminhada do Porto Itaguaçu até o Santuário, com palavras de ordem, cantoria e reflexão sobre questões da classe trabalhadora.

– 9h30 – Grito dos excluídos e das excluídas com o tema: Por direitos e democracia a luta é todo dia

– 11 horas – Missa dos romeiros trabalhadores na Basílica – Santuário de Aparecida.