Diocese de Santo André

“Bispos eméritos numa Igreja em saída”, é tema de encontro da Comissão para os Ministérios Ordenados

Com o tema “O bispo emérito numa Igreja em Saída”, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove durante os dias 11 e 14 de setembro o 4º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa pretende reunir todos os bispos eméritos do Brasil, hoje mais de 170, para a ‘troca de experiências e partilhas’.

Para fazer os últimos ajustes, uma vez que falta um mês para o evento, a Comissão para os Bispos Eméritos esteve reunida na sede da CNBB, em Brasília (DF) na última segunda, 07. A ideia segundo o presidente da Comissão, dom Luiz Soares Vieira é deixar tudo encaminhado para que o encontro ocorra como o planejado e possa agradar a todos os eméritos. “Estamos aguardando que um bom número de bispos eméritos compareça para que a gente possa fazer uma reunião gostosa e que anime realmente os nossos queridos irmãos do episcopado”, afirma.

Em consonância com a primeira Exortação Apostólica do papa Francisco, a Evangelii Gaudium, a temática do encontro expressa o apelo do pontífice para que a Igreja seja uma “Igreja em Saída”. “Nós vamos analisar qual é o papel do bispo emérito neste contexto de Igreja em Saída e, acima de tudo, vamos falar sobre o aspecto missionário que o bispo emérito tem em termos de evangelização e missão”, afirma dom Luiz.

Com uma programação especial, o encontro leva em consideração assuntos relevantes para a vida, saúde e missão do bispo emérito. Um dos temas a serem abordados será a questão da situação dos migrantes e refugiados, que segundo dom Luiz é uma “problemática atual”. Outra questão a ser levada em consideração é a saúde dos eméritos, para isso os bispos terão palestras com médicos e especialistas no assunto. Também ainda dentro da programação haverá exibição de filmes e discussões sobre questões jurídicas que envolvem os eméritos, como a elaboração de testamentos.

É neste encontro que os bispos poderão manifestar as suas preocupações, as suas necessidades, partilhar um pouco as suas experiências porque temos muitos bispos eméritos ainda com muitas atividades pastorais”, finaliza o assessor da comissão, padre João Cândido da Silva Neto.

Fonte: CNBB

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão