Diocese de Santo André

Diocese de Santo André promove 1° Encontro de Catequistas com Adultos

Iniciativa inédita na região, o 1º Encontro Diocesano de Catequistas com Adultos (Itinerário Catequético Diocesano) reuniu na manhã de sábado (26/08), cerca de 80 pessoas de seis municípios do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires), no auditório da Cúria Diocesana, no centro da cidade andreense, com os objetivos de promover um levantamento sobre a realidade de cada paróquia, debater a formação “dos professores e das professoras” que ensinam a Palavra de Deus e os ritos da iniciação à vida cristã na fase adulta. 

Sob a coordenação do padre Eduardo Calandro, a atividade com duração de 2h30 foi bastante interativa, uma vez que o público presente pôde dialogar sobre os desafios e soluções para os problemas existentes em cada comunidade. Também participaram o casal José Carlos Serrano Martinez e Eliane Castilho Cunha Martinez, que coordenam a Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo da Diocese de Santo André.

A necessidade do conhecimento, o autoconceito do adulto, o papel da experiência, a prontidão para o aprendizado, a orientação para a aprendizagem e a motivação foram os temas apresentados no bate-papo e troca de experiências entre catequistas. 

“Tivemos uma boa representação diocesana (neste encontro). É o pontapé inicial para compreendermos o universo do adulto para depois darmos o segundo passo, que é pensar a evangelização com o adulto. Depois pensarmos num terceiro passo que é a iniciação da vida cristã com os adultos“, enfatiza o pároco da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (Diadema), atualmente membro da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e também coordenador diocesano da Catequese em todas as modalidades. 

Fruto do caminho sinodala Catequese com Adultos clamava pela urgência de um relatório específico sobre a atuação do movimento em toda a região do ABC, como contribuição para o documento que será apresentado para estudo na Assembleia Diocesana, agendada para o dia 15 de novembro de 2017, a fim de que os membros sinodais tenham conhecimento da realidade dos setores de evangelização no ano do Sínodo Diocesano.

“Senti o grupo muito motivado para isso (a elaboração do diagnóstico da Catequese Com Adultos na região). Essa é uma resposta que, de fato, nos anima a continuar (com os encontros), pois o pessoal está com vontade e quer buscar essa unidade diocesana para fazer com que os adultos sintam o ‘encantamento’ de ser um cristão“, emenda Calandro, ao citar os relatos dos representantes de 13 grupos que se reuniram, na atividade, a fim de revelar os desafios de cada paróquia. 

Comprometimentoacolhida, comunicação e formação para que as pessoas sejam catequizadas e prossigam no caminho da fé são alguns dos desafios elencados pelo grupo de catequistas na conquista dos corações e mentes para o Reino de Deus. 

A síntese das contribuições integrará um texto-base para o 2º Encontro de Catequistas com Adultos da Diocese de Santo André, que ocorrerá no próximo dia 30 de setembro (sábado), das 9h às 11h30, novamente no auditório da Cúria Diocesana.

Reportagem e fotos: Fábio Sales

Compartilhe:

GUERRA, PAI E PÃO NOSSO

nomeacoes

Decretos e nomeações – 09/07/2025

Famílias peregrinam ao Santuário de Mauá no Jubileu da Esperança

Retiro dos seminaristas chega ao fim com mensagem de esperança e confiança no chamado

Formação do Clero reflete sobre o Reino de Deus e os riscos do poder

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

A missão de anunciar Cristo com a vida: catequistas participam de encontro de espiritualidade com Dom Pedro

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER