Cristo Redentor é apagado para alertar sobre cegueira que acomete crianças

Ontem, 18 de setembro, o monumento ao Cristo Redentor ficou apagado por 10min, a partir das 19h, em atenção ao Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, para conscientizar a sociedade sobre a cegueira que pode acometer as crianças caso a doença não seja diagnosticada precocemente.

A iniciativa da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), visa reforçar a importância do diagnóstico precoce e o conhecimento da população sobre o tumor ocular mais comum na infância.

Sobre o Retinoblastoma

Responsável por atingir cerca de 400 crianças por ano no Brasil, o retinoblastoma é um tumor ocular maligno que se desenvolve na retina, e pode ser hereditário e afetar os dois olhos ou apenas um deles. Se forem bilaterais, os casos são sempre hereditários.

A doença acomete, em sua maioria, crianças de até 5 anos de idade. Pode causar cegueira e até a morte, porém pode ter cura em até 100% dos casos se diagnosticado precocemente. Seu principal sintoma é a leucocoria, caracterizada pelo “reflexo de olho de gato”, percebida geralmente quando o flash de foto incide sobre o olho da criança.

Outros sintomas que podem aparecer são estrabismo, vermelhidão, deformação do globo ocular, baixa visão e dor ocular. É importante que os pais se atentem para a realização do teste do olhinho logo após o nascimento do bebê e periodicamente até os cinco anos.

Fonte: CNBB