Diocese de Santo André

Grupo criado em março vence Gincana Vocacional

Sabe aquele ditado “o importante é competir”? Ele é muito usual para a Gincana Vocacional, que tem o objetivo de ajudar ao jovem a definir sua vocação. Mas o vencedor deste ano, o grupo “Filhos de Maria” (Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade – São Caetano) merece destaque não só pela vitória em si, mas por sua história de superação.

Fundada em 1951, a Paróquia está em uma região pouco mais industrializada atualmente e tem uma quantidade menor de fiéis em relação a outras comunidades. Há pelo menos 15 anos não havia grupo de jovens, o que mudou com nomeação do Pe. Luís Carlos Francisco como administrador paroquial. Ele ajuntou os jovens que participavam da Missa e eles iniciaram o grupo depois das celebrações eucarísticas de domingo.

Um das pessoas que ajudou foi Fernanda Minichello, representante do grupo. “Começamos a montar encenações, participar de eventos diocesanos. Sempre gostei muito de gincana e nos inscrevemos. Fomos os primeiros, inclusive. Os jovens ficaram quatro semanas pedindo doação de alimento, óleo, sangue e bíblia. Pediram dinheiro para pagar o ônibus. Já ficaríamos felizes se terminássemos entre os 20. Mas quando ganhamos as provas da manhã e outras à tarde, começamos a acreditar”, contou Fernanda.

Para Ela, os jovens trouxeram um novo ânimo aos paroquianos. “Traz maturidade, esperança e autoestima. Há seis meses, a comunidade vem se sentindo comunidade novamente pelo grupo de jovens”, finalizou.

As competições da gincana foram: Arrecadação de alimentos, de óleo usado e de bíblias, Coleta de sangue, Futebolha, Footdards, Archery Tag, Cotonete, Totó Humano, Futebol de Sabão, Sinuca Humana e Touro Eletrônico.

Completaram o pódio os grupos “Tudo por Jesus, nada sem Maria” (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Alves Dias, São Bernardo) e “Coração da Imaculada” (Paróquia Imaculada Conceição, a Matriz de Mauá), em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Confira o que eles disseram abaixo:

“Gratidão. Palavra que define meu sentimento hoje! É extremamente gratificante ver que toda correria e dedicação valeram a pena. Foi a nossa segunda participação na Gincana Vocacional, sendo que no ano passado terminamos em oitavo lugar. Evoluímos muito passando para Vice-Campeões! Estamos extremamente felizes com o resultado, desde o início das inscrições ficamos empolgados. Realmente abraçamos esse festival com todo amor do Mundo, tendo como missão levar os jovens para mais perto de Deus e saber qual a vontade dele para cada um de nós. E conseguimos. Estávamos com aproximadamente 135 pessoas incluindo a torcida.

Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos permitido participar do evento, ao nosso pároco Padre Fernando Valladares pelo apoio, preocupação e prestígio. Agradeço a todos os integrantes da equipe “Tudo por Jesus, Nada sem Maria” pelo excelente trabalho, por todo esforço que valeu muito à pena, ano que vem estaremos de volta com tudo! Não poderia deixar de agradecer à Paróquia, nossa casa, e a todas as pessoas que nos ajudaram seja doando algo ou dizendo uma palavra de incentivo. O troféu é nosso! Por fim, agradecemos a Diocese de Santo André, todos os envolvidos, em especial a Pastoral Vocacional, que organizaram este dia maravilhoso. Tenho certeza que o objetivo do Festival foi alcançado, pois muitos jovens escutaram o chamado de Deus e disseram sim a ele através desse evento!

Que venha o próximo!!! A Igreja está viva, a Igreja é Jovem!!! Eu digo: Tudo Por Jesus, Vocês: Nada Sem Maria!!!”

Camila Nascimento, representante do grupo “Tudo por Jesus, Nada Por Maria” (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Alves Dias, São Bernardo).

 

“Todos da paróquia ficaram orgulhosos com o crescimento da equipe apesar de não ter sido campeã. O terceiro lugar veio como se fosse uma vitória um fato muito significativo e importante para a nossa equipe. O festival foi um momento único e de muita emoção,muitos jovens de diferentes lugares reunidos por Jesus Cristo,um evento que não busca a rivalidade, mas a união de toda a Diocese e nos convida para evangelizar e despertar vocações. Muito emocionante ver que todo esforço e trabalho deu certo para ajudar o povo de Deus na caridade, no salvar vidas,salvar o ambiente e também mostrar Jesus para os que não conhecem”.

Italo Ribeiro da Silva, representante do Grupo Coração da Imaculada (Paróquia Imaculada Conceição, a Matriz de Mauá).

Acesse aqui e veja todas as fotos.

Reportagem de Thiago Silva

Compartilhe:

Com o livro dos 70 anos em mãos, Diocese de Santo André participa da abertura do 16º Congresso de História

Dez foranias, um mesmo caminho: preparação para a Assembleia Diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/11/2025

“A vida não acaba aqui”: Dom Pedro preside as missas de Finados em Santo André e Rio Grande da Serra

Altar da Comunidade Mãe Rainha e São Bernardo, da Paróquia Imaculada Conceição (Matriz de Diadema) é abençoado

Nota sobre o Halloween de Dom Julio Endi Akamine

RECORDAR OS FALECIDOS

Fiéis Defuntos: Missas nos cemitérios das sete cidades

Paróquia Santo Antônio celebra dedicação da igreja

“O dom do serviço como reflexo da Trindade” inspira retiro dos Diáconos Permanentes