Diocese de Santo André

Grupo criado em março vence Gincana Vocacional

Sabe aquele ditado “o importante é competir”? Ele é muito usual para a Gincana Vocacional, que tem o objetivo de ajudar ao jovem a definir sua vocação. Mas o vencedor deste ano, o grupo “Filhos de Maria” (Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade – São Caetano) merece destaque não só pela vitória em si, mas por sua história de superação.

Fundada em 1951, a Paróquia está em uma região pouco mais industrializada atualmente e tem uma quantidade menor de fiéis em relação a outras comunidades. Há pelo menos 15 anos não havia grupo de jovens, o que mudou com nomeação do Pe. Luís Carlos Francisco como administrador paroquial. Ele ajuntou os jovens que participavam da Missa e eles iniciaram o grupo depois das celebrações eucarísticas de domingo.

Um das pessoas que ajudou foi Fernanda Minichello, representante do grupo. “Começamos a montar encenações, participar de eventos diocesanos. Sempre gostei muito de gincana e nos inscrevemos. Fomos os primeiros, inclusive. Os jovens ficaram quatro semanas pedindo doação de alimento, óleo, sangue e bíblia. Pediram dinheiro para pagar o ônibus. Já ficaríamos felizes se terminássemos entre os 20. Mas quando ganhamos as provas da manhã e outras à tarde, começamos a acreditar”, contou Fernanda.

Para Ela, os jovens trouxeram um novo ânimo aos paroquianos. “Traz maturidade, esperança e autoestima. Há seis meses, a comunidade vem se sentindo comunidade novamente pelo grupo de jovens”, finalizou.

As competições da gincana foram: Arrecadação de alimentos, de óleo usado e de bíblias, Coleta de sangue, Futebolha, Footdards, Archery Tag, Cotonete, Totó Humano, Futebol de Sabão, Sinuca Humana e Touro Eletrônico.

Completaram o pódio os grupos “Tudo por Jesus, nada sem Maria” (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Alves Dias, São Bernardo) e “Coração da Imaculada” (Paróquia Imaculada Conceição, a Matriz de Mauá), em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Confira o que eles disseram abaixo:

“Gratidão. Palavra que define meu sentimento hoje! É extremamente gratificante ver que toda correria e dedicação valeram a pena. Foi a nossa segunda participação na Gincana Vocacional, sendo que no ano passado terminamos em oitavo lugar. Evoluímos muito passando para Vice-Campeões! Estamos extremamente felizes com o resultado, desde o início das inscrições ficamos empolgados. Realmente abraçamos esse festival com todo amor do Mundo, tendo como missão levar os jovens para mais perto de Deus e saber qual a vontade dele para cada um de nós. E conseguimos. Estávamos com aproximadamente 135 pessoas incluindo a torcida.

Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos permitido participar do evento, ao nosso pároco Padre Fernando Valladares pelo apoio, preocupação e prestígio. Agradeço a todos os integrantes da equipe “Tudo por Jesus, Nada sem Maria” pelo excelente trabalho, por todo esforço que valeu muito à pena, ano que vem estaremos de volta com tudo! Não poderia deixar de agradecer à Paróquia, nossa casa, e a todas as pessoas que nos ajudaram seja doando algo ou dizendo uma palavra de incentivo. O troféu é nosso! Por fim, agradecemos a Diocese de Santo André, todos os envolvidos, em especial a Pastoral Vocacional, que organizaram este dia maravilhoso. Tenho certeza que o objetivo do Festival foi alcançado, pois muitos jovens escutaram o chamado de Deus e disseram sim a ele através desse evento!

Que venha o próximo!!! A Igreja está viva, a Igreja é Jovem!!! Eu digo: Tudo Por Jesus, Vocês: Nada Sem Maria!!!”

Camila Nascimento, representante do grupo “Tudo por Jesus, Nada Por Maria” (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Alves Dias, São Bernardo).

 

“Todos da paróquia ficaram orgulhosos com o crescimento da equipe apesar de não ter sido campeã. O terceiro lugar veio como se fosse uma vitória um fato muito significativo e importante para a nossa equipe. O festival foi um momento único e de muita emoção,muitos jovens de diferentes lugares reunidos por Jesus Cristo,um evento que não busca a rivalidade, mas a união de toda a Diocese e nos convida para evangelizar e despertar vocações. Muito emocionante ver que todo esforço e trabalho deu certo para ajudar o povo de Deus na caridade, no salvar vidas,salvar o ambiente e também mostrar Jesus para os que não conhecem”.

Italo Ribeiro da Silva, representante do Grupo Coração da Imaculada (Paróquia Imaculada Conceição, a Matriz de Mauá).

Acesse aqui e veja todas as fotos.

Reportagem de Thiago Silva

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?