Diocese de Santo André

Catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo visam estreitar laços entre a comunidade e a Igreja 

Durante o 17º Encontro de Formação de Catequistas com Pais e Padrinhos da Diocese de Santo André ocorrido no domingo (10/09), no Salão da Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Matriz São Bernardo), na cidade são-bernardense, aproximadamente 400 participantes dos sete municípios do Grande ABC refletiram sobre os desafios e debateram os próximos passos do setor na evangelização e diálogo com as famílias e comunidades.

A mensagem do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini revela que os catequistas são peças fundamentais na iniciação à cristã das pessoas. Segundo ele, o compromisso, a dedicação e o amor são pré-requisitos necessários para se obter êxito nesta missão.

“A essência da missão da Igreja é professar a fé, dar testemunho desta fé e transmitir a fé. A Igreja deve transmitir Jesus Cristo e colocar as pessoas em contato com Ele, não existe urgência mais urgente. É isto que pretende fazer a Iniciação à Vida Cristã”, ressalta, ao citar o profeta Daniel.

“Aqueles que ensinam o caminho da justiça aos irmãos, um dia brilharão como as estrelas no céu”

Além da palestra proferida por Dom Pedro Carlos Cipollini, sobre a “A iniciação à vida cristã”, referente ao documento 107 da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) – leia aqui goo.gl/pveDPk, a programação do encontro também registrou a acolhida com o pároco reitor da Matriz são-bernardense, Giuseppe Bortolato, a apresentação do padre Eduardo Calando sobre a “Abordagem Metodológica sobre o Itinerário da Catequese com Pais e Padrinhos” e a missa de encerramento com o padre Odair Bezerra.

Os coordenadores da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo da Diocese de Santo André, o casal José Carlos Serrano Martinez e Eliane Castilho Cunha Martinez integraram a organização do encontro.

Confira a avaliação de alguns participantes:

“Um evento muito importante que contribuirá nesta caminhada e um novo tempo de evangelização para os catequistas dos Pais e Padrinhos  do Batismo, animando a todos e a todas a trabalharam com muita fé”, José Manuel, o Pepe (representante da Paroquia Sant’Anna – Regional de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra)

“(O evento) tem uma grande importância que aperfeiçoa essa forma de atuar junto aos pais e padrinhos. Aumentar o rebanho de nosso Senhor Jesus Cristo e atender aquilo que nos pediu. Enfim, estreitar os laços entre a comunidade e a igreja”, Carlos (representante da Paróquia São João Batista – Regional Rudge Ramos) “(O encontro é) muito importante para trocarmos experiências e aprimorarmos o conhecimento quanto ao batismo e transmitirmos esse conteúdo para as outras pessoas’, Sueli (representante da Paróquia São João Batista – Regional Rudge Ramos)

‘Acho importante os catequistas compartilharem da mesma formação e toda a Diocese tenha um único método de fazer uma catequese de pais e padrinhos que integre toda a região. Sempre falando a mesma linguagem, que não fique diferente de uma paróquia para outra’, Cecília (representante da Paróquia Sagrada Família – Regional São Caetano do Sul)

“A importância do encontro é muito interessante e leva para um futuro bem próximo aquilo que o Papa Francisco almeja: a renovação da Igreja”. Afonso (representante da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Regional Diadema)

“Precisamos ser mais eficientes na missão cristã e conseguir cativar essas pessoas (pais e padrinhos do batismo) para que batizem e voltem à comunidade.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO