Diocese de Santo André

Diocese se prepara para vivenciar a fase derradeira do seu Sínodo

O Sínodo Diocesano entra em sua fase derradeira, caminhando para o grande dia, que será a realização da Grande Assembleia no dia 15 de novembro, no Externato Santo Antonio, na Região Pastoral São Caetano.

Para que todos possamos trilhar estes últimos passos, com a mesma dinâmica com que foi trilhado nos últimos onze meses, está sendo apresentada a publicação denominada Instrumento de Trabalho, onde os delegados sinodais poderão acompanhar os detalhes da instrução, ter em mãos os roteiros para Orações e Missas, bem como o texto da Celebração de Abertura da Assembleia Sinodal.

No Instrumento de Trabalho estão inseridos também o texto do Momento Mariano e da Missa de Encerramento, assim como o texto para reflexão: “Um olhar sobre os aspectos da realidade eclesial diocesana. A partir do quinto capítulo o texto específico para as áreas pastorais, seguidas das Propostas enumeradas de um a dez. E por fim os textos analíticos intitulados: “Análise Sócio-Eclesiológica” e “Reflexões teológico-pastorais.

A apresentação deste material é do Pe. Joel Nery, Vigário Episcopal para a Pastoral, onde entre outros pontos, destaca que, “já demos muitos passos: a pesquisa do INPES olhando nossa realidade, atentos aos sinais dos tempos; as Sessões Sinodais nas 100 paróquias revelando onde estamos no processo de evangelização; as duas Sessões Gerais com os especialistas, sob a ótica sócio-eclesial e teológica-pastoral; as Sessões com os 10 Conselhos Regionais Pastorais, elencando as 10 prioridades, e a Sessões das sete Áreas Pastorais reunindo os representantes de pastorais e movimentos diocesanos por afinidade de trabalhos. O instrumento de trabalho que agora apresentamos é resultado deste longo processo até aqui realizado e orientará a Assembleia Sinodal do próximo dia 15 novembro de 2017”.

No documento também podem ser encontradas informações sobre a Assembleia que será realizada no dia 15 de novembro de 2017, no Ex­ternato Santo Antônio (Rua São Luís, 80 – Santa Paula, São Caetano do Sul), das 7h30 às 18h. Ela está estruturada de acordo com os procedimentos previstos em Regimento e seguirá o seguinte roteiro.

  • Acolhida e café
  • Celebração de Abertura
  • Fala de Abertura do Presidente do Sínodo
  • Apresentação da síntese do processo sinodal e das propostas das regiões
  • Discussão, em grupo, sobre a viabilidade das propostas
  • Votação das 3 propostas urgentes e viáveis
  • Almoço
  • Oração de Reinício dos Trabalhos
  • Aprimoramento, nos grupos, das 3 propostas eleitas
  • Missa conclusiva da Assembleia Sinodal (a ser realizada na Ma­triz Sagrada Família).

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão