Diocese de Santo André

A arte que ultrapassa fronteiras e toca o coração das pessoas! 

Vocês se lembram que, durante a celebração de encerramento do 2º Congresso de Corais de São Paulo, realizada na quarta-feira (22/11), no Mosteiro São Bento, Dom Pedro Carlos Cipollini se utilizou de uma frase para explicitar o poder de alcance de uma das artes mais poderosas do mundo. “A música é a única linguagem universal”.

Linguagem essa que é capaz de unir os povos, atrair as pessoas e expressar os mais profundos sentimentos de paz e amor. Sons que penetram na alma e tocam o coração! E não foi diferente com o africano nascido em Togo, Fernand Agnite Sowah, 37 anos, que chegou a São Paulo há um ano.  Adepto do idioma francês, mas ainda aprendendo a língua portuguesa, o togolês contou sobre a experiência de presenciar pela primeira vez um encontro de corais na capital paulista, ao saber do evento por meio das missas celebradas no monastério.

“Sim. Gostei, muito bem. Hoje é dia da Santa Cecília (22 de novembro). Todos corais reunidos para cantar para louvar a Deus, tudo bem!”, vibra, com brilho nos olhos.

Atualmente desempregado, Fernand se diz entristecido pelo momento que o Brasil passa, da crise no mercado de trabalho até a retirada de direitos trabalhistas.

“Mas agora no Brasil não tem mais trabalho. Ainda não”, lamenta, ao relembrar de seu emprego como agente de carga aeroportuária na cidade de Lomé, capital do Togo.

Felicidade 

A empresária Rose veio acompanhar o marido, que integra o Coral da cidade de Valinhos, que pertence a Arquidiocese de Campinas.  O casal frequenta a Paróquia São Sebastião.

“Vim assistir o coral e achei muito emocionante. Gostei muito. Se tiver outras vezes, gostaria de saber, pois eu quero participar”, comenta.

Trabalho recompensado

Pároco da Nossa Senhora Rainha da Paz (Diocese de Santo Amaro), Davi da Cruz Feitosa foi um dos concelebrantes da Santa Missa – ao lado do padre Guilherme Melo Sanches (secretário episcopal da Diocese de Santo André) – que emocionou o público presente, com os maestros se revezando na condução dos corais, que executaram com perfeição o repertório escolhido para a ocasião especial.

O sacerdote parabenizou os 12 maestros e elogiou a plateia de 400 pessoas, que prestigiaram o evento.

“Observamos o fruto da dedicação dos músicos e cantores nesta missa maravilhosa. Com os anjos cantando e, na hora da comunhão, quando chegamos mais perto do povo, a gente sentia essa força que vem da música. Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho”, enfatiza, ao fazer menção especial ao trabalho do maestro Rafael Fassio, regente do Coral da Diocese de Santo Amaro, que tem se empenhado no crescimento da música sacra.

‘Acabamos de completar o sexto aniversário (do coral). É um coro que está com 45 pessoas. Cada vez mais crescendo e tivemos a alegria de organizar esse congresso que reuniu mais de 300 pessoas, em honra à Santa Cecília, padroeira de todos os músicos”, sintetiza.

O 3º Congresso dos Corais de São Paulo acontece em novembro de 2018, em datas e locais a serem divulgadas em breve.

Reportagem: Fábio Sales 

Fotos: Eva Casagrande 

Compartilhe:

GUERRA, PAI E PÃO NOSSO

nomeacoes

Decretos e nomeações – 09/07/2025

Famílias peregrinam ao Santuário de Mauá no Jubileu da Esperança

Retiro dos seminaristas chega ao fim com mensagem de esperança e confiança no chamado

Formação do Clero reflete sobre o Reino de Deus e os riscos do poder

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

A missão de anunciar Cristo com a vida: catequistas participam de encontro de espiritualidade com Dom Pedro

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER