Mais 300 Ministros Extraordinários para saírem em Missão

A Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André, foi o local escolhido para a celebração do conferimento e renovação de 300 Ministros Extraordinários da Comunhão, da Palavra, da Bênção e da Exéquias, no dia 26 de novembro (domingo), na festa de Cristo Rei. Eles não haviam participado do Encontro Diocesano, em 7 de setembro, no Poliesportivo de São Bernardo, onde havia sido conferido e renovado os Ministérios Extraordinários de 5.757 leigos.

Designado pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, o Vigário Episcopal para Pastoral da Diocese de Santo André, Pe. Joel Nery, presidiu a Missa e conferiu e renovou os Ministérios Extraordinários. Os sacerdotes Pe. Gonise Portugal da Rocha (assessor da Comissão Diocesana para os Ministérios Extraordinários), Pe. Guilherme Melo Sanches e Pe. Edmar Antônio de Jesus concelebraram.

Pe. Joel ressaltou que os novos ministros precisam ir ao encontro dos mais necessitados, sair em missão. “Às vezes, há alguns lugares que todos querem ser ministro na comunidade reunida, mas a obra de misericórdia associada ao seu ministério específico está ligada à missão, de ir ao encontro do enfermo. Que nenhum ministro se sinta excluído deste chamado”, frisou o sacerdote.

Segundo o presbítero, que ninguém se sinta lisonjeado pela quantidade de vezes que serve. “O Senhor não falou que vai nos julgar pela quantidade de Missas que eu presidi, nem pela quantidade de comunhão que você distribuiu, quantidade de vezes que serviu no momento da celebração, mas como isto nos tornou capazes de fazer o que Ele fez”, alertou Pe. Joel.

Os ministros entenderam as palavras do Vigário. “Percebemos que estarmos aqui é misericórdia de Deus. Pelo nosso ministério, muitas pessoas podem ser curadas, tocadas, por meio da Eucaristia, da Bênção. Sim, precisamos ir ao encontro dos que mais sofrem”, disse Rogério Batista dos Reis, pela primeira vez Ministro Extraordinário da Bênção e da Comunhão, na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, em Santo André.

Quem também foi conferido ao Ministério Extraordinário é a paroquiana da “São João Batista, do Riacho Grande (São Bernardo), Maria Filomena da Silva. “Não caiu a ficha ainda”. Não esperava porque sou catequista e pensei que sempre ficaria nesta função. Agora, quero ajudar mais pessoas porque assumi este compromisso e vou seguir até o fim”, disse Maria Filomena.

Para o Ministro Extraordinário da Comunhão Antônio Manoel Silvino, da Paróquia Santa Edwiges (Região Pastora São Bernardo Rudge Ramos), que renovou, é sempre uma responsabilidade grande. “Deus nos chama para este serviço. É um sentimento de contribuir para o Reino de Deus”, disse.

Todos os Ministros Extraordinários (Renovação e Conferimento) têm mandato de três anos.

Comissão

Ao fim da celebração, Pe. Joel leu o decreto da criação da “Comissão Diocesana para os Ministérios Extraordinários”, que será assessorada pelo Pe. Gonise. Foram anunciados os nomes de todos os membros da Comissão, que terá representantes de cada região pastoral, também com mandato de três anos. “Graças a Deus, estes irmãos deram seu sim. Temos um calendário importante, e queremos acompanhar de perto todas as paróquias. É o sonho de caminhar juntos, em comunhão, promovendo esta pastoral de conjunto”, frisou Pe. Gonise, que agradeceu a todos que contribuíram para a celebração, especialmente Dom Pedro, que permitiu mais um dia para a Renovação e Conferimento dos Ministérios Extraordinários.

Fotos: Eva Casagrande

Texto: Thiago Silva