Antes de celebrarmos o Natal, nós como parte viva da Igreja de Deus, somos convidados a viver o período do advento, um período que se reveste de um caráter também penitencial, de escuta e de reflexão. Nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cipollini nos lança o convite a ouvir o que nos diz o espírito a respeito desta relação entre a Encarnação do Filho de Deus, o mistério de sua vinda missionária até nós, e o chamado batismal para que sejamos missionários, disponíveis ao serviço do Reino de Deus, onde a Igreja nos pede e nos envia.
Um eficiente instrumento para nos guiar neste itinerário de fé, vivenciando o tempo do Advento é o livreto “Novena de Natal”, elaborado e produzido pela Diocese de Santo André, e que foi entregue em todas as paróquias, conforme número apresentado pelos sacerdotes. Traz os estudos para os nove dias, bem como explica os doze passos para melhor trabalhar este material.
Na apresentação do trabalho, Dom Pedro fala da sua satisfação pelo resultado final, e de sua alegria pela diocese ter produzido o livreto que vai ser tão útil nas mãos dos grupos de família, amigos, de rua, vizinhos de apartamento, todos os grupos de fé e vida que louvam e agradecem à espera do Menino Jesus. “Em meio às incertezas e dificuldades que atravessamos em nosso país, esta novena de Natal aviva a alegria. Alegria que vem de Deus e está fundada na certeza de que Ele nos ama e vem morar no meio de nós. Assim, o que poderemos temer”.