Diadema homenageia a Igreja concedendo Título à Dom Pedro

O bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini é o mais novo cidadão de Diadema. A solenidade de entrega do título aconteceu na noite de sexta-feira, (15/12), no Plenário da Câmara Municipal. O autor da propositura, aprovada por todos os vinte e um vereadores desta Casa de Leis, foi o vereador Orlando Vitoriano de Oliveira. As fotos são do agente da Pascom, Paulinho França.

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional e em seguida, ao som de cânticos, a entrada da Bíblia em procissão. Ao final do ato solene foi apresentado um vídeo, produzido a partir das fotos cedidas pela Pascom Regional de Diadema, mostrando centenas de fotografias registradas pelos agentes da Pascom: Paulinho e Johnny, durante a Semana da Visita Missionária de 2016. O encerramento foi com a bênção final de Dom Pedro.

O evento contou com a presença do Diácono Laércio e do Diácono Nilton, e dos sacerdotes: Padre Nivaldo, Padre Joaquim, Padre Júlio Miguel, Padre Eduardo, Padre Leandro, Padre Dayvid, Padre Fábio, Padre Odair e Padre Raphael. O padre Pedrinho, acamado, enviou mensagem. Presença também do Deputado Estadual Luiz Fernando e representantes de diversos outros deputados da região, assim como do presidente do legislativo diademense, Marcos Michels, de Lilian Cabrera, representando as mulheres e de Felipe dos Anjos que falou em nome dos leigos e leigas da Igreja.

Eu seu agradecimento, o novo cidadão de Diadema, assim se expressou “A presença de todos vocês, membros das diversas instituições municipais e das pastorais de nossa Igreja, aqui nesta casa, é para mim um grande estímulo e incentivo na minha caminhada… Aceito este título e o atribuo à Igreja Católica Apostólica Romana da qual sou bispo nesta Região do Grande ABC. Mais que minha pessoa é a Igreja que o recebe. Com humildade acolho este Título, em respeito a todos vocês, que, ao se fazerem presentes aqui, o aprovam. Muito obrigado a todos, em especial aos ilustres vereadores que por unanimidade me escolheram”.

Dom Pedro também fez um relato minucioso sobre Diadema e da participação da Igreja na história desta cidade: “Esta cidade foi emancipada em 18 de fevereiro de 1950. Tem hoje perto de 420 mil habitantes. No século XVII foi edificada na Vila Conceição, onde hoje está a Avenida Padre Manoel da Nóbrega, a capela dedicada à padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, e que hoje continua com o título de Imaculada Conceição Aparecida, como padroeira do Brasil. Naquela capela, os padres jesuítas catequizavam, educavam e incentivaram a vida comunitária da população. Portanto, é inegável a presença da Igreja Católica no nascedouro desta cidade… De fato, ao procurar um nome para o município emancipado, se escolheu Diadema, que faz referência à coroa, ao diadema que orna a cabeça da Santa”. E concluiu afirmando: “Como todos vocês cidadãos e cidadãs desta cidade, eu amo Diadema, e de agora em diante, muito mais ainda como seu cidadão”.

Clique aqui e veja todas as fotos.