Diocese de Santo André

Dom Pedro valoriza memória da Igreja na região: “É preciso revisitar as raízes e ver que herdamos essa fé”

Bispo diocesano prestigiou divulgação do terceiro livro escrito pelo jornalista, Ademir Medici, e ressaltou a importância de resgatar a história da presença cristã nos sete municípios do Grande ABC para os fiéis

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, compareceu no domingo (17/12), no lançamento do último livro da trilogia “300 anos de Evangelização da Igreja no Grande ABC”, realizado após a celebração da missa em italiano, presidida pelo padre Giuseppe Bortolato, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem – Basílica Menor, em São Bernardo do Campo.

De autoria do escritor e colunista do jornal Diário do Grande ABC, Ademir Medici, a publicação trata dos monumentos mais antigos, das primeiras capelas da região, construídas pelos monges beneditinos em São Bernardo e São Caetano, ambas em 1717, e das representações dos padroeiros de cada cidade.

“Esse livro escrito pelo Ademir Medici nos ajuda a resgatar a memória. É certo que estamos numa época de que o que vale é o agora. Não há muito interesse no passado, nem muita preocupação com o futuro. Mas é preciso revisitar as raízes. Imagino uma árvore sem raiz o quanto tempo ela pode ficar de pé”, pondera Dom Pedro.

Para a autoridade da Igreja Católica no Grande ABC, a presença cristã deve ser valorizada, a fim de sabermos a origem do povoado e da fé cultuada até os dias atuais.

“Então, esse livro é uma visita às raízes cristãs dessa região toda. Onde foi fundada a primeira comunidade cristã de Santo André da Borda do Campo, ainda 1553. Marca uma presença cristã junto com a fundação desse povoado, fora do litoral, pela primeira vez no planalto”, relembra.

“É um motivo de alegria para nós, olhar para trás e ver que nós herdamos essa fé de pessoas que há 300 anos propagavam Cristo e o evangelho de Nosso Senhor”, completa.

Leia também a entrevista exclusiva com o jornalista Ademir Medici:

https://diocesesa.org.br/2017/12/18/ademir-medici-lanca-ultimo-livro-da-trilogia-300-anos-de-evangelizacao-da-igreja-no-grande-abc-sp/

Reportagem e fotos: Fábio Sales 

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral