Diocese de Santo André

Projeto Pequenos Reis Magos leva bençãos as famílias da Paróquia Maria Mãe dos Pobres

20 * C + M + B * 18

Christus Mansionen Benedicat!

Cristo abençoe esse lar!

Com essa inscrição acima foi que as crianças, adolescentes e jovens da Paróquia Maria Mãe dos Pobres, do Jd. Canhema, em Diadema, marcaram de giz, as portas ou paredes das várias famílias que foram visitadas pelo Projeto “PEQUENOS REIS MAGOS”.

O Padre Julio Rodrigues Neves, pároco local, foi procurado pela coordenação diocesana da Pastoral da Criança, que lhe apresentou esse projeto missionário-solidário, que envolve crianças, vestidas de “Reis Magos” visitam casas de famílias, rezam com elas, transmitem a mensagem de amor e solidariedade que o Natal do Senhor nos inspira e pedem ajuda para ser enviada a outras crianças em situação de risco e desamparo pelo mundo afora.

De pronto o pároco envolveu todos do processo catequético paroquial de iniciação à Vida Cristã e graças a todas (os) catequistas que de pronto se entusiasmaram com o projeto, no ultimo final de semana o fizeram acontecer. Foram muitos os relatos de emoção e as experiências partilhadas, tanto pelas crianças e jovens, quanto pelos próprios catequistas e também pela família ao receber as visitas dos “Pequenos Magos”.

Com o lema “CRIANÇAS AJUDANDO CRIANÇAS”, as visitas têm o objetivo de abençoar os lares e as famílias e/ou comércios e de conscientizar as pessoas e pedir doações (presentes) para ajudar as crianças em situação de vulnerabilidade em outros países ao redor do mundo.

A Pastoral da Criança, ao propor esse projeto, tem dois objetivos. O primeiro, é que as crianças que participam desenvolvam uma atividade solidária cultivando o verdadeiro espírito do Natal e conheçam outras realidades, a das crianças que moram em países e realidades mais pobres. O segundo objetivo, é que todos possam colaborar com as ações da Pastoral da Criança Internacional.

A ação acontece no período de preparação do Natal. Seria como se os reis magos estivessem buscando recursos para entregar ouro, incenso e mirra para o próprio Jesus. Hoje são os Pequenos Reis Magos que vão em busca de recursos para ajudar as crianças que vivem em situação de risco, em outros países mais pobres. Então, elas se vestem de reis magos, levam uma estrela a frente, visitam as casas, fazem uma oração, um canto ou declamam uma poesia e no final, abençoam a casa e escrevem ”Cristo abençoe essa casa” e ao mesmo tempo pedem uma contribuição para o acompanhamento das crianças da Pastoral.

A campanha precisa ser acolhida pelo bispo, pelo padre, pelo pároco, pelas catequistas e principalmente pela comunidade. Quem organiza e prepara essas crianças são os catequistas que tem todas essas informações de como fazer e como orientar, disponíveis no site da Pastoral da Criança. Mas a comunidade também pode adaptar as informações e dar o seu jeito na campanha. O padre pode realizar uma missa de envio das crianças, pode apresentar as crianças e no final da campanha, também pode fazer uma missa de encerramento, na qual as crianças vestidas de Pequenos Reis Magos levam até a frente do altar os cofrinhos com as doações feitas pela comunidade.

Segundo a Pastoral da Criança, os recursos arrecadados pela Campanha Pequenos Reis Magos, serão destinados ao acompanhamento de crianças de outros países pobres como: Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti e Moçambique, por meio de ações da Pastoral da Criança Internacional. Os recursos arrecadados pelo projeto na Paróquia Mãe dos Pobres de Diadema, será entregue à coordenação diocesana da Pastoral da Criança, que foi quem propôs o projeto, a titulo de experiência para a Paróquia!

Na Paróquia Maria Mãe dos Pobres, que foi na diocese, uma das poucas onde o projeto foi proposto e acolhido, a missão e o trabalho foi um sucesso e uma bênção e tende a se tornar o “gesto concreto” de final de ano para nossa catequese. Toda a comunidade se encantou com a adesão de nossas crianças e jovens e com a abertura das famílias que, de pronto, ofereceram suas casas. Coisa linda de se ver!

Desejamos que nos próximos anos, mais Paróquias possam aderir ao Projeto Pequenos Magos e difundir entre as crianças e jovens o verdadeiro Espírito do Natal, a acolhida, a solidariedade, a oração e a alegria verdadeira!

Clique aqui e veja as fotos.

Fonte: Paróquia Maria Mãe dos Pobres

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão