Diocese de Santo André

Vigário Geral da Arquidiocese de Curitiba, cônego Élio reforça protagonismo dos cristãos leigos no Ano do Laicato

Reportagem da Diocese de Santo André esteve na capital paranaense, no início do mês, e conversou com o pároco da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz e também chanceler do arcebispadoque completou 46 anos de sacerdócio no dia 4 de dezembro 

Com o objetivo de incentivar o protagonismo dos cristãos leigos, a Igreja no Brasil promoveu no dia 26 de novembro de 2017, a solenidade de Cristo Rei que marcou a abertura do Ano Nacional do Laicato com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em Saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5, 13-14, que irá vigorar até 25 de novembro de 2018. 

Para o cônego Élio José Dall´Agnol, a “Igreja em Saída”, um dos pedidos do Papa Francisco e uma das prioridades aprovadas no Sínodo Diocesano da Igreja no Grande ABC, reflete a necessidade da valorização do voluntariado, da evangelização na sociedade e da proximidade do clero com a comunidade. 

“Nossa atividade (aqui na Catedral de Curitiba) incentiva o trabalho dos leigos e das pastorais. Um trabalho evangelizador. No ano passado enfatizamos mais as missões e agora nos preparamos para o ano do leigo, onde fazemos uma programação de atingir também famílias, empresas, escolas e os leigos em nossa comunidade, seja na Igreja, mas também na sociedade com as visitas que fazemos cotidianamente”, avalia o pároco.

Trabalho pelas vocações

Realizada pelo Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em Curitiba, em setembro deste ano, a 38ª Assembleia do Povo de Deus apresentou uma Ação Evangelizadora inédita para toda a Igreja no Estado do Paraná: “Cada Comunidade uma Nova Vocação”. 

Algumas iniciativas já serão colocadas em prática ao longo de 2018, como na Semana Santa, antecedendo o Ano Nacional Vocacional de 2019. 

“E a vocação do batismo cria esse elo do leigo com a comunidade. Devemos valorizar e trabalhar as vocações desde a base na igreja”, comenta cônego Élio, que elogiou o trabalho desenvolvido pela Diocese de Santo André no Sínodo Diocesano. 

“De fundamental importância a busca por resultados por melhorias no diálogo entre a igreja e o povo, em prol de uma sociedade mais justa e fraterna“, frisa. 

Tradição Centenária

A Catedral Metropolitana de Curitiba, localizada na Praça Tiradentes, região central da cidade, completou 124 anos em setembro de 2017 e é um dos templos católicos mais visitados da capital paranaense. Cerca de mil pessoas visitam o local, diariamente, número que pode duplicar ou triplicar nas celebrações dominicais. 

As missas acontecem de segunda a sexta, às 12h e 18h; sábado, às 12h e 15h, e domingo, às 8h30, 10h e 18h. 

Desde o primeiro trimestre de 2015, Dom José Antônio Peruzzo é o bispo da Arquidiocese de Curitiba.

Perfil

Pe. Élio José Dall´Agnol nasceu 14 de junho de 1941 em Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul. Matriculou-se no Seminário Maior “Rainha dos Apóstolos” em 25/02/1965. 

Recebeu o Diaconato em 09/10/1971 e o Presbiterato em 04/12/1971 por Dom Pedro Fedalto, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, Bigorrilho, na cidade de Curitiba, capital paranaense. 

Dentre várias atribuições e passagens por paróquias, no dia 19 de março de 2002 recebeu o título de Cônego Catedrático do Cabido Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba. Dois anos depois foi nomeado Chanceler da Cúria Metropolitana e empossado no dia 21 de outubro de 2004. 

No dia 05 de outubro de 2012 assumiu o Cargo de Vigário Geral, acumulando os ofícios de Vigário Geral e Chanceler.  

Desde fevereiro de 2016 é o pároco da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. 

Reportagem e fotos: Fábio Sales 

Compartilhe:

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá

Com espírito de amizade e serviço, Padre Alex assume nova missão pastoral

OBRIGADO FRANCISCO!

nomeacoes

Decretos e nomeações – 11/06/2025

“Tu me amas?” – A pergunta de Jesus que ecoou na ordenação de seis novos padres na Diocese de Santo André