Reportagem da Diocese de Santo André esteve na capital paranaense, no início do mês, e conversou com o pároco da Cate
Com o objetivo de incentivar o protagonismo dos cristãos leigos, a Igreja no Brasil promoveu no dia 26 de novembro de 2017, a solenidade de Cristo Rei que marcou a abertura do Ano Nacional do Laicato com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em Saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5, 13-14, que irá vigorar até 25 de novembro de 2018.
Para o cônego Élio José Dall´Agnol, a “Igreja em Saída”, um dos pedidos do Papa Francisco e uma das prioridades aprovadas no Sínodo Diocesano da Igreja no Grande ABC, reflete a necessidade da valorização do voluntariado, da evangelização na sociedade e da proximidade do clero com a comunidade.
“Nossa atividade (aqui na Catedral de Curitiba) incentiva o trabalho dos leigos e das pastorais. Um trabalho evangelizador. No ano passado enfatizamos mais as missões e agora nos preparamos para o ano do leigo, onde fazemos uma programação de atingir também famílias, empresas, escolas e os leigos em nossa comunidade, seja na Igreja, mas também na sociedade com as visitas que fazemos cotidianamente”, avalia o pároco.
Trabalho pelas vocações
Realizada pelo Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em Curitiba, em setembro deste ano, a 38ª Assembleia do Povo de Deus apresentou uma Ação Evangelizadora inédita para toda a Igreja no Estado do Paraná: “Cada Comunidade uma Nova Vocação”.
Algumas iniciativas já serão colocadas em prática ao longo de 2018, como na Semana Santa, antecedendo o Ano Nacional Vocacional de 2019.
“E a vocação do batismo cria esse elo do leigo com a comunidade. Devemos valorizar e trabalhar as vocações desde a base na igreja”, comenta cônego Élio, que elogiou o trabalho desenvolvido pela Diocese de Santo André no Sínodo Diocesano.
“De fundamental importância a busca por resultados por melhorias no diálogo entre a igreja e o povo, em prol de uma sociedade mais justa e fraterna“, frisa.
Tradição Centenária
A Catedral Metropolitana de Curitiba, localizada na Praça Tiradentes, região central da cidade, completou 124 anos em setembro de 2017 e é um dos templos católicos mais visitados da capital paranaense. Cerca de mil pessoas visitam o local, diariamente, número que pode duplicar ou triplicar nas celebrações dominicais.
As missas acontecem de segunda a sexta, às 12h e 18h; sábado, às 12h e 15h, e domingo, às 8h30, 10h e 18h.
Desde o primeiro trimestre de 2015, Dom José Antônio Peruzzo é o bispo da Arquidiocese de Curitiba.
Perfil
Pe. Élio José Dall´Agnol
Recebeu o Diaconato em 09/10/1971 e o Presbiterato em 04/12/1971 por Dom Pedro Fedalto, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, Bigorrilho, na cidade de Curitiba, capital paranaense.
Dentre várias atribuições e passagens por paróquias, no dia 19 de março de 2002 recebeu o título de Cônego Catedrático do Cabido Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba. Dois anos depois foi nomeado Chanceler da Cúria Metropolitana e empossado no dia 21 de outubro de 2004.
No dia 05 de outubro de 2012 assumiu o Cargo de Vigário Geral, acumulando os ofícios de Vigário Geral e Chanceler.
Desde fevereiro de 2016 é o pároco da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Reportagem e fotos: Fábio Sales