Na Missa de Natal, Dom Pedro pede ao povo mais “Jesus no coração para superação das adversidades do mundo”

Bispo da Diocese de Santo André traçou um paralelo do nascimento de Jesus Cristo com as perseguições e intolerâncias do presente, indicando a necessidade de romper as barreiras do ódio com a promoção do amor e a dignidade entre os povos, durante a celebração da Vigília de Natal ocorrida na noite do domingo (24/12), na Paróquia São Geraldo Magella, Vila Guaraciaba, na cidade andreense

“Ao nascer no meio dos pobres em Belém, Jesus mostra que todo ser humano é sagrado e Deus está perto, junto, caminhando conosco na história humana. E bendito aquele que aceita Jesus. Vocês observam que, no nascimento de Jesus, não é todo mundo que aceita Jesus. Maria e José estão na frente da fila dos que aceitam Jesus. Depois os pastores que têm adorado o menino, os magos. Mas Herodes quer matar o menino. Não aceita! Hoje, a mesma coisa. Quantos aceitam Jesus e sua mensagem? Muitos o perseguem na pessoa dos cristãos. Mas a maioria é indiferente. Indiferente. Nem toma conhecimento”, enfatiza Dom Pedro Carlos Cipollini.

Para mudar o cenário de desunião em muitos lugares do mundo, promover a paz entre os povos e propagar o amor de Cristo, o bispo diocesano ressalta que é preciso praticar os ensinamentos do Menino Jesus e deixá-lo crescer no coração de cada pessoa.

“Como a gente faz para Jesus crescer em nossa vida? Ouvindo a sua palavra. Colocando-a em prática. E a palavra de Jesus sempre nos convida a imitá-lo. Fazendo aquilo que Ele sempre fez, a partir da celebração deste mistério tão profundo, tão grande e grandioso, nós queremos dizer: Jesus, nós te acolhemos! Como os pastores acolheram. E os anjos cantam: Paz na Terra as pessoas de boa vontade. Quem são as pessoas de boa vontade? São aqueles que cumprem a vontade de Deus. Aqueles que ouvem a sua palavra e a põe em prática”, destaca.

Momentos especiais

Concelebrada pelo administrador paroquial, Padre Jorge Cruz da Costa, e pelo secretário episcopal, Padre Guilherme Melo Sanches, a missa trouxe momentos emocionantes como a pequena Emanuelle (filha dos paroquianos Adijane e Jurandir), de apenas 24 dias, que simbolizou a chegada do menino Jesus ao mundo; a participação das crianças na liturgia musical; a condução do Cristo recém-nascido ao presépio, pelas mãos do bispo diocesano, além da participação e mobilização de toda a comunidade, pastorais e movimentos da Igreja para a realização da missa natalina.

Segundo o sacerdote anfitrião, a cena do Natal – retratada na família Jesus, Maria e José – representa uma família de refugiados buscando um lugar para sobreviver, assim como acontece atualmente mundo afora.

“Que possamos olhar, também, as necessidades de tantas pessoas descartáveis para a sociedade. Jesus, Maria e José vem nos mostrar um sentido de humanidade. Que Deus vem fazer morada na simplicidade e na humildade”, salienta Padre Jorge.

Acesse a Galeria de Fotos da Missa de Natal: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1houIuyN4OY_vCJJKJK91Dh1p-6SalSJc

Reportagem e fotos de Fábio Sales