Fiéis da “São José Operário” recebem novo pastor

Quando se está disposto a realizar a vontade de Deus é perceptível os rastros de santidade por onde passa. Assim pode ser definido Pe. Francinaldo de Souza Justino, que tomou posse da Paróquia São José Operário, em Santo André, em Santa Missa no dia 20 de janeiro e presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini.

Após nove anos pastoreando a Paróquia Santo Antônio, em São Caetano do Sul, ele foi obediente a Dom Pedro, ouvindo a voz do pastor, e aceitou a missão de ficar à frente do rebanho da Paróquia São José Operário. E foi recebido de braços abertos por suas ‘novas ovelhas’, que lotaram a paróquia junto com os fiéis da “Santo Antônio”, que fizeram questão de prestigiá-lo.

O sacerdote assegurou que está para servir e pediu alegria a todos. “Para realizar esse serviço, vivemos alegrias e dificuldades. Sejamos otimistas, olhemos para o hoje, deixando para trás o que foi ruim e não deu certo. O amanhã, o futuro, depende do otimismo de hoje: ‘Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim (Lc 9, 62)’, nos ensina Jesus”, recordou o sacerdote.

Pe. Francinaldo ainda ressaltou a necessidade de todos se ajudarem. “A dinâmica cristã é esta: todos lavando os pés uns dos outros. Com isto, quero dizer que sozinho não conseguirei realizar o serviço em prol do Reino. Temos que ter a consciência que todos os membros da comunidade juntos com seu pastor são responsáveis uns pelos os outros”, frisou o pároco.

Ouvindo as palavras do Pe. Francinaldo, Pe. Frei João Aroldo Campanha, OFM Conv., até então que estava pastoreando na “São José Operário”, disse ao povo de Deus. “Não falei para vocês que iriam ganhar uma jóia muito boa. Recordo a vocês que nós (padres) passamos, mas a comunidade permanece”, destacou o presbítero, que concelebrou junto com Pe. Adenízio Leonardo Miranda, Pe. Edmar Antônio de Jesus e Pe. René Lima, este, da Diocese de Guarulhos.

Em sua homilia, Dom Pedro ressaltou a importância do padre na Paróquia e pediu unidade. “O pastor precisa estar à frente, no meio, e atrás do seu rebanho, como diz Papa Francisco. É a função do pastor, que deve ser um homem de fé. Jesus escolheu apóstolos, a fé em Jesus, sem a fé apostólica, é uma fé manca. O caminhar junto é próprio de quem segue Jesus. Tudo de que é Dele chama à comunhão. Unidade com o padre, bispo, outras paróquias, Diocese. Por isto, o chamado à unidade é próprio de quem tem fé”, explicou o bispo.

Após a Santa Missa, todos se confraternizaram no salão paroquial e receberam com alegria o novo pastor da São José Operário.

Texto: Thiago Silva

Fotos: Elaine Venciguerra