Irmãos e Irmãs na fé e na caminhada, a vocês paz e alegria em Jesus que vem até nós para levar-nos santificados, no Espírito Santo, até o Pai!
A graça de Deus permite-nos iniciar um novo ano e nós queremos iniciá-lo com fé e coragem, sabendo que, em Jesus, Deus está no meio de nós: “Eu estarei convosco todos os dias até o m dos tempos”(Mt 28,20).
Celebramos a vinda de Jesus no Natal e nos alegramos com a Paz que Ele traz à terra, Paz ao coração daqueles que O recebem. Alegramo-nos também porque Ele nos convida a construirmos um mundo novo, que é possível pela força do seu poder agindo em nós.
Por tudo isto meus irmãos e irmãs convido-vos a celebrar e retribuir a graça de Deus, com nosso empenho para juntos vivermos nossa vocação cristã. Vocação que é trabalhar pelo Reino de Deus, como Igreja que somos, em comunhão e missão.
Nosso Sínodo Diocesano – que concluímos em novembro passado – deixou claro o que o Espírito Santo nos inspirou: Uma Igreja da acolhida, mas também uma Igreja em saída, em permanente estado de missão; para levar a todos, em especial aos pobres e sofredores, a Palavra de Deus e a solidariedade dos que pela fé veem a Jesus presente nos pobres.
Também este Ano somos convidados a viver o “Ano do Laicato”. Ano que pretende fazer-nos crescer na consciência de nossa missão que brota do batismo. Por ele somos todos “cidadãos” na Igreja. Isto quer dizer: Viver em comunhão e missão, ocupando o espaço que é devido aos batizados. Santi car o mundo, testemunhando Jesus, a partir de sua vivência intra-eclesial. Não se trata de um privilégio, nem concessão, mas é vocação que brota do nosso batismo.
A todos desejo um Feliz Ano Novo, repleto de paz e vivido na certeza do amor de Deus para com cada um. Em nome de Jesus vos abençoo!
Dom Pedro Carlos Cipollini