Celebrada na Catedral, missa em Libras é passo importante para inclusão de surdos

Ato religioso realizado na manhã de domingo (18/02), no templo católico localizado no centro da cidade andreense, reforça necessidade da expansão da iniciativa para o maior número de paróquias da região do Grande ABC

Com a participação da Pastoral dos Surdos da Diocese de Santo André, a missa interpretada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) na Catedral Nossa Senhora do Carmo é mais um grande passo para demonstrar a preocupação na promoção da acolhida e da inclusão de milhares de fiéis surdos residentes nos sete municípios do ABC paulista.

De acordo com o Censo de 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil registrou 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, das quais aproximadamente 27 mil são moradoras do Grande ABC.

Um dos grandes desafios do grupo, que oficialmente realizou a primeira reunião na manhã dominical, no edifício sede da Cúria Diocesana, será mapear as demandas de cada localidade, onde haja mais deficientes auditivos, principalmente nas comunidades mais carentes e periféricas.

Outra enorme dificuldade enfrentada é o pequeno número de interpretes na região para contemplar as mais de cem paróquias e capelas pertencentes à diocese andreense. A meta é angariar mais colaboradores e colaboradoras, oferecendo formação por meio de cursos, palestras e seminários, que serão realizados pela pastoral no calendário previsto para o vigente ano.

Exemplo de voluntariado

Mas há de se ressaltar a espontaneidade do grupo, ao protagonizar um lindo momento na primeira missa dominical após o início da Quaresma, um tempo propício para reflexões, jejum, oração, caridade e penitência.

Se revezaram na interpretação de Libras as voluntárias Luísa Maria Tavares Jardim, Desirée Ferreira Nogueira, Josiane Cenni de Abreu Carvalho, Mariana Bonoto, o voluntário Sandro Martins de Jesus, num trabalho sob a coordenação de Danilo Nascimento de Oliveira (novo coordenador da Pastoral dos Surdos), além da presença das integrantes Ana Maria dos Santos e Mayara Guazelli de Souza.

Sementes plantadas

Nas palavras do pároco da Catedral, padre Joel Nery, esse momento é muito importante para chamar a atenção sobre a inclusão não somente dos surdos, mas de todos e todas que tenham algum tipo de deficiência física ou que necessite de cuidados especiais para assistir uma celebração.

“Essa é uma atitude louvável. A Igreja tem um papel fundamental na promoção do bem-estar e no oferecimento da acessibilidade e igualdade de condições para que as pessoas se sintam incluídas nas comunidades e possam assistir as missas em suas respectivas paróquias. Estamos plantando sementes”, comenta o celebrante da missa.

Colabore!

Você conhece algum surdo ou pessoa que tenha algum outro tipo de deficiência auditiva, visual, física ou mobilidade reduzida em sua paróquia ou comunidade? Digite nos comentários com o nome da igreja, bairro e cidade, e envie um e-mail para o Setor Inclusão setorinclusão@diocesesa.org.br

Confira, em breve, a matéria completa sobre o trabalho e calendário de atividades em 2018 da Pastoral Diocesana dos Surdos nos veículos de comunicação e redes sociais da Diocese de Santo André.

Reportagem e fotos: Fábio Sales