Um capuchinho do Interior para o Grande ABC

Pe. Frei Pedro Antonio Pereira, OFM Cap., tinha apenas oito anos, quando, na distante cidade de Andradina (Região Oeste do Estado de São Paulo, divisa com o Mato Grosso do Sul), deu seus primeiros passos, mesmo que inconsciente, para ser um sacerdote capuchinho. Hoje, três décadas depois e há oito anos como sacerdote, ele encara mais um desafio: evangelizar no Grande ABC, depois de sua posse como pároco da “Santo Antônio” (na Região Pastoral Santo André Centro), em bela celebração presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada por frades capuchinhos, na manhã de domingo, dia 18 de fevereiro.

O superior de Frei Pedro, o Ministro Provincial da Imaculada Conceição (São Paulo), Pe. Frei Carlos Silva, recordou os primeiros passos da então criança Pedro. “Ele tinha apenas oito anos, quando ia com a gente em todas as celebrações. Ele também tem uma mãe exemplo”, destacou o Ministro Provincial.

Segundo Frei Pedro, não foi naquela idade que decidiu sua vocação, mas a semente havia sido plantada. “Não tinha aquela certeza porque eu era criança. Gosta, acha muito bonito… Mas creio que foi o primeiro despertar e, com o passar do tempo, foi amadurecendo toda esta questão vocacional, muito presente na minha vida”, explicou o presbítero.

Agora, ele encara o desafio em anunciar o Reino de Deus em Santo André, uma cidade com perfil totalmente diferente das quais passou. Ele foi pároco no município de Cajati (no Vale do Ribeira, São Paulo) e em sua cidade natal. “É um grande desafio. Cheguei aqui em dezembro e fiquei um pouco assustado, com este alvoroço, o trânsito maluco. Mas, quando temos fé, tudo é possível. E vamos aqui também evangelizar, com amor, oração e carinho”, destacou o Frei.

Ele aproveitou para agradecer todo o carinho recebido. “Agradeço aos meus irmãos capuchinhos. Agradeço a Dom Pedro pela acolhida na Diocese, a qual eu faço parte, e estou à disposição para ajudar a Diocese em que precisar. Estou muito feliz em fazer parte desta família”, disse.

Clique aqui e veja as fotos.

Fotos e Texto de Thiago Silva