A Vitalidade do Apostolado da Oração na Diocese

O que começou como um encontro informal, ano a ano vai se tornando um evento de proporções maiores. Assim pode ser definida a Tarde de Formação e Espiritualidade que o Apostolado da Oração (AO) na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Alves Dias (Região Pastoral SBC Anchieta), promove anualmente.

A cada edição, o encontro – sediado na Comunidade São Francisco de Assis (bairro Cooperativa) – entre associados do Apostolado e o Diretor Nacional do Movimento, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, reúne diocesanos de novas paróquias da Diocese de Santo André.

Este ano, a concentração interparoquial aconteceu no último domingo, 25 de fevereiro e acolheu membros de aproximadamente 20 paróquias das Regiões Pastorais São Bernardo do Campo – Anchieta, Centro e Rudge Ramos; Santo André – Centro e Leste; e Diadema, que lotaram as dependências da capela. Destaca-se ainda a presença das coordenadoras diocesana e regional do Movimento: Dirce e Gracia, respectivamente.

Durante o momento formativo, o Diretor Nacional expôs o projeto de renovação do AO (associação piedosa de fiéis nascida em 1844 na França) a partir do Caminho do Coração, itinerário formativo em 9 passos que visa a traduzir a espiritualidade do Movimento para uma linguagem dos dias atuais.

O jesuíta discorreu ainda sobre o crescimento do Apostolado no mundo e, especialmente, no Brasil: ao contrário do que indicam as especulações, as visitas do Diretor Nacional aos centros do AO instalados em todo o país mostram que ingressam no Movimento aproximadamente 5 mil pessoas ao ano. De forma semelhante, o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) – ala jovem do Apostolado – experimenta um renovado dinamismo e crescimento.

Por fim, Pe. Eliomar apresentou os preparativos para o jubileu de 175 anos de criação do Apostolado da Oração, a celebrar-se em 2019, com uma peregrinação de associados do mundo inteiro a Roma para um momento celebrativo junto ao Santo Padre.

As atividades foram encerradas com a Santa Missa, durante a qual uma fiel fez sua primeira consagração ao Sagrado Coração de Jesus, sendo incorporada ao Movimento; enquanto o diácono transitório Vinícius Ferreira Afonso, associado do AO há 16 anos, recebeu a insígnia de zelador.

Se você deseja conhecer melhor a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus (baseada na misericórdia divina) e o objetivo do Apostolado da Oração (reparação dos pecados do mundo e sustento da missão da Igreja pela oração), procure sua paróquia e informe-se sobre os dias e horários dos encontros e celebrações.

Fotos Pascom da Paróquia  Nossa Senhora Aparecida