Na manhã do sábado 24 de fevereiro, membros da Pastoral da Música das regiões Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, estiveram reunidos no auditório da Cúria Diocesana, onde aconteceu o Curso para músicos católicos, organizado pelo Setor Música de nossa Diocese e ministrado pelo Padre Luiz Eduardo P. Baronto, Cura da Catedral da Sé (Arquidiocese de São Paulo) e professor da PUC São Paulo.
O curso teve como objetivo apresentar os cantos litúrgicos e adequados para as celebrações durante a Semana Santa, cujo o foco é que haja comunhão entre a primazia da letra sem fugir do rito ou tempo litúrgico, vivenciando a semana mais importante dentro da liturgia.
Durante a formação, Padre Baronto frisou o cuidado na escolha dos cantos para a Semana Santa, principalmente aos que serão cantados durante o Tríduo Pascal, se faz necessário estar atentos, pois existe um universo amplo de música religiosa. Toda a Assembleia deve se envolver durante as celebrações e a escolha é importante para que todos possam participar desse momento sagrado, criando uma intimidade entre Jesus e os Cristãos. É necessário que haja diálogo entre as diversas pastorais e o ministério de música, principalmente a pastoral litúrgica, pois é a responsável na preparação das celebrações podendo também auxiliar na escolha dos cantos, cultivando harmonia na diversidade através de uma dinâmica. Também fez uma síntese sobre como devemos estar conectados com a Palavra para bem viver o período que faz memória do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Fernanda Marqui (Setor Música Diocese Santo André) conclui: “Esse trabalho é o recomeço de propagar nas comunidades a importância dos ensaios mistagógicos e encontro de canto pastoral.”
Texto e fotos de Eva Casagrande