Diocese de Santo André

Fraternidade e Superação da Violência

A fim de intensificar nossa vivência quaresmal, a Igreja no Brasil apresenta cada ano aos fiéis um tema destinado à reflexão e ações práticas, de modo que melhor sejam efetuados e conjugados os tradicionais exercícios do jejum, oração e caridade, a cuja prática concreta somos convidados ao longo dos 40 dias de preparação ao Tempo Pascal. Esta proposta eclesial chama-se Campanha da Fraternidade e realiza-se há cinquenta e quatro anos.

Em 2018, o tema proposto é Fraternidade e Superação da Violência, com o lema Vós sois todos irmãos, baseada no evangelho segundo São Mateus (23,8). Já foi tratado de forma semelhante em 1983, sob o tema Fraternidade e Violência, com o lema Fraternidade Sim, Violência Não.

Então, o que motiva a retomada do assunto? Certamente, não são apenas os números alarmantes sobre casos de violência física praticados diariamente no Brasil e no mundo. Afinal, por violência entende-se qualquer desrespeito à integridade da pessoa e do meio-ambiente. Possui diferentes dimensões: física, verbal, psicológica, política, social, coercitiva, religiosa, étnica, entre tantas outras.

O tema da violência é um dos primeiros a serem tratados na Escritura – a partir da narrativa do fratricídio de Abel (Gn 4,1-16) – e permeia tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, retratando a violência contra a dignidade das pessoas e contra o próprio Deus.

Como cristãos, nossa resposta à problemática da violência é a mesma de Jesus: “bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5,9) Paradoxalmente, ele mesmo afirma que “são os violentos que conquistam o Reino dos Céus.” (Mt 11,11)

Isso quer dizer o ser humano é dotado de uma energia (violência) que o impulsiona. Ele será feliz quando souber empregar essa força em favor do Reino de Deus, mediante atitudes corajosas que controlem o nosso homem velho e testemunhem a novidade do jeito de viver conforme os ensinamentos de Jesus: caridade, justiça, fé, mansidão…

Que esta Quaresma nos ajude a construirmos uma cultura de paz no Grande ABC, colaborando na realização do nosso “sonho missionário de chegar a todos” (EG 31), levando-lhes a Boa-Nova do Evangelho, a única que pode superar todo tipo de violência e produzir a verdadeira paz.

ORAÇÃO DA CF 2018

Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho Amado, nosso irmão.

Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e , cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia.

Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Artigo escrito pelo revisor e Diácono transitório Vinícius Ferreira Afonso

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?