Diocese de Santo André

Fraternidade e Superação da Violência

A fim de intensificar nossa vivência quaresmal, a Igreja no Brasil apresenta cada ano aos fiéis um tema destinado à reflexão e ações práticas, de modo que melhor sejam efetuados e conjugados os tradicionais exercícios do jejum, oração e caridade, a cuja prática concreta somos convidados ao longo dos 40 dias de preparação ao Tempo Pascal. Esta proposta eclesial chama-se Campanha da Fraternidade e realiza-se há cinquenta e quatro anos.

Em 2018, o tema proposto é Fraternidade e Superação da Violência, com o lema Vós sois todos irmãos, baseada no evangelho segundo São Mateus (23,8). Já foi tratado de forma semelhante em 1983, sob o tema Fraternidade e Violência, com o lema Fraternidade Sim, Violência Não.

Então, o que motiva a retomada do assunto? Certamente, não são apenas os números alarmantes sobre casos de violência física praticados diariamente no Brasil e no mundo. Afinal, por violência entende-se qualquer desrespeito à integridade da pessoa e do meio-ambiente. Possui diferentes dimensões: física, verbal, psicológica, política, social, coercitiva, religiosa, étnica, entre tantas outras.

O tema da violência é um dos primeiros a serem tratados na Escritura – a partir da narrativa do fratricídio de Abel (Gn 4,1-16) – e permeia tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, retratando a violência contra a dignidade das pessoas e contra o próprio Deus.

Como cristãos, nossa resposta à problemática da violência é a mesma de Jesus: “bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5,9) Paradoxalmente, ele mesmo afirma que “são os violentos que conquistam o Reino dos Céus.” (Mt 11,11)

Isso quer dizer o ser humano é dotado de uma energia (violência) que o impulsiona. Ele será feliz quando souber empregar essa força em favor do Reino de Deus, mediante atitudes corajosas que controlem o nosso homem velho e testemunhem a novidade do jeito de viver conforme os ensinamentos de Jesus: caridade, justiça, fé, mansidão…

Que esta Quaresma nos ajude a construirmos uma cultura de paz no Grande ABC, colaborando na realização do nosso “sonho missionário de chegar a todos” (EG 31), levando-lhes a Boa-Nova do Evangelho, a única que pode superar todo tipo de violência e produzir a verdadeira paz.

ORAÇÃO DA CF 2018

Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho Amado, nosso irmão.

Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e , cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia.

Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Artigo escrito pelo revisor e Diácono transitório Vinícius Ferreira Afonso

Compartilhe:

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

nomeacoes

Decretos e Provisões – 22/05/2026

Legião de Maria celebra 70 anos de missão na Diocese de Santo André

No Grande ABC, diferentes vozes se unem pela paz mundial

Serviço de Fraternidade e Partilha reúne agentes das pastorais sociais da Diocese

Dom Pedro reúne jornalistas e recorda: comunicar é servir à verdade

Semana Catequética on-line aprofunda o estudo do Diretório Diocesano de Catequese

68 anos do Diário do Grande ABC

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FRANKENSTEIN

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/05/2026