Diocese de Santo André

Restrições no atendimento religioso nas prisões brasileiras

A Pastoral Carcerária (PCr) lança neste dia 23 de fevereiro um relatório que analisa as restrições ao atendimento religioso nas prisões brasileiras. O evento ocorre na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

A assistência religiosa à pessoa presa é um direito constitucionalmente garantido e se vincula à própria inviolabilidade de culto e crença, também prevista na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. No entanto, mesmo com essas garantias legais, a assistência religiosa ainda é, muitas vezes, dificultada ou mesmo impedida.

Fruto de pesquisa realizada pela coordenação nacional da PCr, o relatório foi elaborado com base nas respostas de 237 agentes da pastoral de todos os estados do país, com exceção de Tocantins, que relataram suas dificuldades de entrar nos presídios e realizar tanto o trabalho religioso e humanitário quanto a identificação de possíveis denúncias de violações aos direitos humanos.

Coletiva

Entre as principais irregularidades relatadas em todo país pela pesquisa estão a suspensão sem aviso prévio ou justificativa das visitas religiosas, muitas vezes anunciadas na porta da unidade prisional, a proibição ilegal de prestação de assistência religiosa para presos em celas disciplinares ou enfermaria, e o tempo exíguo de trabalho religioso, que em alguns casos não passa de duas horas por mês.

Fonte: Vatican News

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

Com espírito de amizade e serviço, Padre Alex assume nova missão pastoral

OBRIGADO FRANCISCO!

nomeacoes

Decretos e nomeações – 11/06/2025

“Tu me amas?” – A pergunta de Jesus que ecoou na ordenação de seis novos padres na Diocese de Santo André

Homilia da ordenação presbiteral dos seis novos padres

Amor que forma e conduz: Padre Mário é empossado como reitor da Casa de Teologia

Com espírito missionário, Padre Mário assume Paróquia São Geraldo Magella

nomeacoes

Nomeações e Provisões – 04/06/2025

Celebrando 70 anos de história, Paróquia Nossa Senhora das Graças é dedicada a Deus