Diocese de Santo André

Diadema é o cenário da Caminhada Quaresmal

A Caminhada Quaresmal Diocesana com os jovens teve inicio na manhã deste domingo, (04/03), na Igreja Matriz Imaculada Conceição, no Centro de Diadema, onde foi celebrada a santa missa. Em sua homilia, Padre Pedro Teixeira de Jesus destacou o carisma da juventude e fez um apelo para que nunca percam a ternura. “Deus é jovem! Porque tem ternura. É a ternura que alivia a humanidade, diariamente”, frisa.

Durante a reflexão, o sacerdote ainda relembrou a importância do tempo litúrgico de meditação e desafios que antecede a Páscoa. “O que Deus quer de nós? Que vivamos os mandamentos” conclama, ao citar a Campanha da Fraternidade como inspiração para uma nova cultura na sociedade. “O caminho para superar a violência é o amor e a palavra de Deus”.

A Caminhada Quaresmal é organizada pelo Setor Juventude da Diocese de Santo André, e contagiou cerca de 400 participantes. Com muito louvor e música, o evento nasceu para integrar a juventude dos sete municípios integrantes da Diocese de Santo André, nesse tempo litúrgico que representa a meditação de nossas ações e pensamentos visando a conversão e o perdão ao próximo, além da preparação para a chegada da Semana Santa.

O itinerário percorreu durante duas horas as avenidas Antônio Piranga, Fábio Eduardo Ramos Esquível e Piraporinha (ao lado do corredor do trólebus) até a Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, onde foi encerrada a atividade. Ali Grupos de Jovens de diversas paróquias do Grande ABC participaram de cantos penitenciais e louvores que antecederam o almoço e a oração final.

O diácono transitório José Aparecido Sousa falou aos membros dos grupos de Jovens. “Não podemos ter medo. Que sejamos jovens perseverantes e atuantes. Que sejamos uma Igreja em saída. A declaração do Papa Francisco simboliza um pouco do legado da Caminhada Quaresmal Diocesana. Quero agradecer porque vocês (jovens) aderiram a esse movimento. Dom Pedro (bispo da Diocese de Santo André) não está aqui, mas disse que está muito feliz com esse gesto da juventude”, enfatizou.

Fotos: Eva Casagrande

Reportagem: Fábio Sales

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal