Diocese de Santo André

Missa campal e Novena celebram “Jubileu de Ouro” da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Igreja localizada no Parque Capuava, em Santo André, completou 50 anos de caminhada em prol da evangelização, com atividades realizadas nos dias 10 e 11 de março, que também homenagearam as cinco décadas de sacerdócio do Padre Antônio Moura

A comunidade da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora está em festa! O templo religioso lotado de fiéis, sendo que alguns deles presenciaram os primórdios da construção da paróquia, deu o tom de alegria, lembranças e memórias na noite de sábado (10/03), com o encerramento da Novena em louvor a Mãe de Deus, cuja paróquia completa 50 anos de histórias.

A celebração especial presidida pelo padre Antônio Luiz de Carvalho, o Toninho, – pároco da igreja Jesus de Nazaré, na Vila São José, em São Bernardo do Campo – e concelebrada pelo pároco João Luiz Asahi, contou com alguns ícones que remeteram a fé de cada paroquiano sobre a importância na manutenção do espaço de orações e reflexões.

A camiseta com a mensagem: “O Senhor me consagrou pela unção e me enviou para levar a Boa Nova aos pobres” (Is, 61,1), em homenagem aos 50 anos de sacerdócio do padre Antônio Moura da Silva (emérito) – que sempre atuou na paróquia desde os tempos de seminarista na década de 1960 -, o terço, a vela, a imagem da Sagrada Família e uma caneca personalizada foram alguns dos símbolos que representaram a vida ativa da população local na prestação de serviços voluntários durante as cinco décadas de existência da igreja.

“O que sustenta essa comunidade é a misericórdia de Deus. Ele respeita todas as diferenças e nos dá condições de trabalharmos em conjunto em prol de sua obra de evangelização e união nesta terra”, sintetiza Toninho, que durante anos também integrou o quadro de padres da paróquia.

Conhecido pelas suas intervenções bem-humoradas, o sacerdote não deixou de citar a perseverança dos que ali estavam para o legado e crescimento da igreja no bairro, por meio da união das famílias e trabalho exitoso dos leigos.  “Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar. A beleza de ser. Um eterno aprendiz. Ah meu Deus! Eu sei, eu sei. Que a vida devia ser. Bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita. É bonita, é bonita. E é bonita”, cantarolou o grande sucesso do saudoso cantor e compositor Gonzaguinha, ao se referir a fé do povo cristão.

Missa campal

Ao lado externo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a missa campal em Ação de Graças foi realizada na manhã de domingo (11/03), celebrada pelo padre emérito Antônio Moura da Silva e concelebrada pelo pároco João Luiz Asahi, que destacou a relevância deste momento para toda a comunidade. “Sem dúvidas é um tempo de graças e bênçãos para nossa paróquia. Agradecemos a participação de cada pessoa na construção desse legado que prosseguirá mais forte do que nunca”, avalia.

Uma das organizadoras do roteiro das comemorações e da retrospectiva da paróquia, Cecília Pizzi disse ser grata a Deus por participar deste momento único e inesquecível. “Celebrar o Jubileu de Ouro foi muito marcante em minha vida. Como ajudei na preparação desde o início, tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas maravilhosas da comunidade”, revela.

A igreja está localizada na Rua: Málaga, 380 – Parque Capuava –  Santo André. Mais informações sobre as missas e de como participar das pastorais e movimentos, basta ligar no telefone: 4472-3391.

Reportagem: Fábio Sales

Fotos Encerramento da Novena: Fábio Sales

Fotos Missa Campal: Cecília Pizzi

Compartilhe:

GUERRA, PAI E PÃO NOSSO

nomeacoes

Decretos e nomeações – 09/07/2025

Famílias peregrinam ao Santuário de Mauá no Jubileu da Esperança

Retiro dos seminaristas chega ao fim com mensagem de esperança e confiança no chamado

Formação do Clero reflete sobre o Reino de Deus e os riscos do poder

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

A missão de anunciar Cristo com a vida: catequistas participam de encontro de espiritualidade com Dom Pedro

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER