As ações da 56ª Assembleia dos Bispos em Aparecida

Abrindo os trabalhos desta quarta-feira da 56ª Assembleia da CNBB foi celebrada a missa, presidida por Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife, em Pernambuco. Em sua fala uma lembrança pelos cem anos de trabalhos evangelizadores do Regional II. “Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Somente o Pai nos dá o pão da vida. Peço a Deus que os presbíteros, e nós, bispos, não percam nenhuma pessoa a nós, confiada”.

Em Aparecida também foi enaltecido o trabalho da Pastoral do Menor que foi criada em 27 de agosto de 1997, que hoje organiza sua ação a partir dos eixos: solidariedade, justiça, organização e mística.

Trabalho e história

Atualmente a pastoral conta com 39 escolas de cidadania cujo nome é Dom Luciano Mendes de Almeida, ex presidente da CNBB e um dos grandes apoiadores do trabalho da pastoral. A pastoral também desenvolve um trabalho de formação continuada em 17 regionais da CNBB.

O nome dado à Pastoral vem da inspiração bíblica do livro de Marcos “Quem acolhe o menor, a mim acolhe” (Mc 9,37). Em 1987, a Campanha da Fraternidade trouxe esse tema e, na Constituição de 1988, o artigo 227, também recordouque é “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

As imagens são de Elaine Venciguerra