Mais 476 jovens são renovados no time do Espírito Santo

Quem passasse próximo ao Ginásio Esportivo Milton Feijão Filho, em São Caetano do Sul, na tarde do dia 22 de abril, logo pensaria que algum jogo muito importante seria realizado tanto era a movimentação de pessoas. Quem entrasse poderia confirmar as expectativas de algum confronto esportivo, tão cheio que o ginásio estava. Mas em quadra não havia equipe esportiva, muito menos jogadores, e sim 476 jovens que foram ungidos pelo Santo óleo do Crisma e se renovaram para integrar o time do Espírito Santo.

A celebração, inclusive, demonstra a unidade. Todos os crismados são de paróquias da região Pastoral São Caetano e se reúnem em uma mesma celebração, que desta vez, além do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, contou com a presença do bispo emérito Dom Nelson Westrupp, scj, que também ungiu os jovens. Padres das paróquias do município concelebraram a Missa.

Com o selo do Espírito Santo, que indica que são totalmente de Cristo, os jovens ouviram de Dom Pedro para se aproximarem do Filho de Deus. “Quando amamos alguém queremos conhecê-lo, buscar o máximo de experiências. Assim devemos fazer com Cristo, que ama Suas ovelhas. Ele está vivo no meio de nós. Jesus cuida de nós”, frisou o bispo.

Dom Pedro ainda ressaltou que todos recebem uma missão. “Jesus envia o Espírito Santo, que não deixa ninguém desanimar. O Espírito Santo dá força, coragem, vida. Invoquem todos os dias o Espírito Santo… E agora vocês recebem a missão de serem testemunhas de Jesus onde estiverem”, disse.

Testemunhos

Exemplos de fé não faltaram, como o de Graziele Gonçalves da Rocha, da Paróquia Santo Antonio, que aos 36 anos foi crismada, graças a uma pessoa especial. “Nunca frequentei a Igreja, mas o cristianismo do meu noivo me fez ver Deus. Seu testemunho de fé me trouxe até aqui”, revelou Graziele. Claro que o noivo, Adriano Almeida, 36, estava feliz. “É um dia especial”, disse Adriano.

Ainda há exemplos de casais que resolveram ser crismados juntos. “Quando fizemos nosso encontro de casais, recebemos o chamado de Jesus. Agora, também queremos evangelizar por meio do nosso testemunho”, disse o casal Ana Lúcia Conigro Malagatti, 39, e Ricardo Malagatti, 43, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

O casal Wagner Bernardes, 40, e Raquel Bernardes, 39, revelaram que foi a intervenção do pároco da “Nossa Senhora da Candelária”, Pe. Wanderson Cintra, que os levaram para a Igreja. “Foi um chamado do padre. Ele nos apresentou a caminhada e estamos muito felizes”, disse o casal, que coordena a liturgia dessa paróquia.

Já os mais novos estão entusiasmados para seguir a caminhada servindo a Cristo. “Foi um passo de afirmação na minha fé. Vou continuar participando da Igreja, ajudando na evangelização”, disse Pedro Cícero, 15, da Paróquia São João Batista. “Confesso que comecei a fazer o crisma por causa dos meus pais, mas depois fui gostando e hoje estou muito feliz. Quero continuar firme no grupo que já estou”, emendou Daniela dos Santos Rodrigues, 13, também da “São João Batista”.

Se novo ou mais velho, o importante é que estes jovens formaram um belo time e todos guiados por “Um técnico”: o Espírito Santo.

Texto de Thiago Silva

Fotos de Eva Casagrande, Elaine Venciguerra e Amanda