Todos os cristãos podem dizer: Aleluia, Cristo ressuscitou. Depois do período quaresmal, podemos aclamar o Filho de Deus que venceu a morte e nos deu vida nova. Assim, como em todo o mundo, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a Santa Missa da Vigília Pascal, no Sábado Santo (dia 31), que os fiéis celebraram o Cristo ressuscitado, na Catedral do Carmo. O pároco e vigário local, Pe. Joel Nery e Pe. Giacomo Pellin, respectivamente, concelebraram.
Vale destacar que esta Missa solene, considerada a ‘mãe de todas as vigílias’, é cheia de detalhes e divida em quatro partes:
– a liturgia da luz ou ‘lucernário’ (abençoa-se o “fogo novo” do qual é aceso o círio pascal, vela que simboliza o Senhor ressuscitado);
– a liturgia da Palavra (sete leituras do Antigo Testamento, que narram a história da salvação do povo de Deus e duas leituras do Novo Testamento, dentre estas o Evangelho da ressurreição de Jesus);
– a liturgia batismal (renovação das promessas batismais de todos os fiéis);
– a liturgia eucarística;
E o triunfo de Cristo é graças à Sua obediência, recordou Dom Pedro, e que os cristãos precisam se espelhar no Filho do Homem. “Jesus obedeceu ao Pai, ouviu Sua Palavra, foi humilde e entregou Sua vida. Jesus demonstrou este Deus, que cria tudo com perfeição”, destacou bispo.
O pastor do Grande ABC ainda ressaltou que a ressurreição marca um mundo novo. “Quem participa desta vida nova? Aqueles que seguem Cristo ressuscitado. Quem com Cristo morre, com Ele será glorificado”, frisou Dom Pedro, que pediu para os fiéis não deixarem ser enganados por outras mensagens. “Não deixemos o mundanismo entrar na nossa vida. Um mundanismo em que a vida é prazer, poder, fama, quantos cristãos entram nessa”, completou.
Segundo Dom Pedro, os fiéis também podem sofrer por viverem a fé. “Cristo morreu na cruz porque era bom. O cristão também é perseguido por ser bom, por não aceitar o pecado, fugir do pecado”, disse ele, que, porém, ressaltou: “Ninguém tapeia Deus. Com Deus ninguém pode. Deus sempre vence. Não tenhais medo de seguir Jesus”, frisou.
Texto: Thiago Silva
Fotos: Thiago Santos]