Diocese de Santo André

Caminhando juntos na Acolhida e na Missão! A Constituição em nossas Mãos!

É com muita alegria que entregamos, no dia seis de abril, à toda Diocese de Santo André, a Constituição Sinodal, composta por cada um de vocês. É mais um passo rumo à realização do nosso “Sonho Missionário de chegar a todos“. A Entrega da Constituição foi um grande evento para a Igreja Católica no Grande ABC. O evento deu-se no CENFORPE em São Bernardo do Campo. Contou com a presença do Cardeal de S. Paulo Dom Odilo Scherer, além de outros bispos convidados, os padres e diáconos e do povo de nossa Diocese, representados pelos membros sinodais, dos CPPs e CAEPs (Conselhos Pastorais e Econômicos).

Agora, todos nós, diocesanos e diocesanas, escolhidos por Deus como membros de nossas comunidades, temos a missão de colocar em prática as prioridades apontadas por nossas paróquias e eleitas em Assembleia, descritas, agora, nos itinerários (caminhos) do 8º Plano Diocesano de Pastoral, com destaque especial para a Acolhida e Missão.

Cada um de nós, de acordo com o serviço que presta à comunidade, pode e deve dar sua contribuição. Até aqui, muitos já se empenharam no estudo dos documentos produzidos ao longo do processo, na análise dos dados, na proposição de ações. É nossa missão avançar para águas mais profundas! (Lc 5,4). Deste modo percebemos que as 101 paróquias e duas quase-paróquias são os muitos ramos ligados a um só tronco, que é Jesus Cristo e o Evangelho do Reino que Ele anunciou e que a Igreja continua a anunciar através do caminho que o Espírito Santo lhe inspirou.

Assim, a Diocese de Santo André dá mais um grande passo de maturidade com a realização do seu primeiro Sínodo Diocesano Foram perto de trinta mil pessoas envolvidas nas inúmeras reuniões e encontros para analisar, estudar e refletir sobre a conjuntura na qual vivemos, sobre o trabalho da Igreja, e a atuação dos agentes de pastoral, inclusive os padres.

O que almejamos é que o lema norteador de nosso Sínodo, continue nos movendo e inspirando: “O sonho missionário de chegar a todos”, para levar Jesus e sua paz. Cabe a nós, acolher o povo oprimido inclusive pela carga insuportável de impostos e a vergonha da corrupção dos que deveriam trabalhar pelo bem comum. Acolher para dar esperança! Sair em missão anunciando que superamos o mal fazendo o bem, que o amor vencerá sempre, pois o Deus da vida tem a última palavra na história. Esta é a missão de nossa Igreja.

Temos muito trabalho a fazer! Conclamamos a todos que permaneçam firmes no caminho, movidos pelo desejo de realizar o nosso sonho de chegar e acolher a todos. Cada diocesano pode pegar a Constituição Sinodal e ver como pode fazer a sua parte. Até aqui nos ajudou o Senhor (1 Sm 7,12), que esteve no comando de tudo, e a luz do Espírito Santo, que mostrou-nos os rumos a serem seguidos. Temos certeza que de agora em diante não será diferente, pois o Senhor Jesus “caminha à frente dos seus! ” (Seq. Pascal)

 

Artigo escrito por Dom Pedro Carlos Cipollini para o jornal Diário do Grande Abc

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”