É com muita alegria que entregamos, no dia seis de abril, à toda Diocese de Santo André, a Constituição Sinodal, composta por cada um de vocês. É mais um passo rumo à realização do nosso “Sonho Missionário de chegar a todos“. A Entrega da Constituição foi um grande evento para a Igreja Católica no Grande ABC. O evento deu-se no CENFORPE em São Bernardo do Campo. Contou com a presença do Cardeal de S. Paulo Dom Odilo Scherer, além de outros bispos convidados, os padres e diáconos e do povo de nossa Diocese, representados pelos membros sinodais, dos CPPs e CAEPs (Conselhos Pastorais e Econômicos).
Agora, todos nós, diocesanos e diocesanas, escolhidos por Deus como membros de nossas comunidades, temos a missão de colocar em prática as prioridades apontadas por nossas paróquias e eleitas em Assembleia, descritas, agora, nos itinerários (caminhos) do 8º Plano Diocesano de Pastoral, com destaque especial para a Acolhida e Missão.
Cada um de nós, de acordo com o serviço que presta à comunidade, pode e deve dar sua contribuição. Até aqui, muitos já se empenharam no estudo dos documentos produzidos ao longo do processo, na análise dos dados, na proposição de ações. É nossa missão avançar para águas mais profundas! (Lc 5,4). Deste modo percebemos que as 101 paróquias e duas quase-paróquias são os muitos ramos ligados a um só tronco, que é Jesus Cristo e o Evangelho do Reino que Ele anunciou e que a Igreja continua a anunciar através do caminho que o Espírito Santo lhe inspirou.
Assim, a Diocese de Santo André dá mais um grande passo de maturidade com a realização do seu primeiro Sínodo Diocesano Foram perto de trinta mil pessoas envolvidas nas inúmeras reuniões e encontros para analisar, estudar e refletir sobre a conjuntura na qual vivemos, sobre o trabalho da Igreja, e a atuação dos agentes de pastoral, inclusive os padres.
O que almejamos é que o lema norteador de nosso Sínodo, continue nos movendo e inspirando: “O sonho missionário de chegar a todos”, para levar Jesus e sua paz. Cabe a nós, acolher o povo oprimido inclusive pela carga insuportável de impostos e a vergonha da corrupção dos que deveriam trabalhar pelo bem comum. Acolher para dar esperança! Sair em missão anunciando que superamos o mal fazendo o bem, que o amor vencerá sempre, pois o Deus da vida tem a última palavra na história. Esta é a missão de nossa Igreja.
Temos muito trabalho a fazer! Conclamamos a todos que permaneçam firmes no caminho, movidos pelo desejo de realizar o nosso sonho de chegar e acolher a todos. Cada diocesano pode pegar a Constituição Sinodal e ver como pode fazer a sua parte. Até aqui nos ajudou o Senhor (1 Sm 7,12), que esteve no comando de tudo, e a luz do Espírito Santo, que mostrou-nos os rumos a serem seguidos. Temos certeza que de agora em diante não será diferente, pois o Senhor Jesus “caminha à frente dos seus! ” (Seq. Pascal)
Artigo escrito por Dom Pedro Carlos Cipollini para o jornal Diário do Grande Abc