Diocese de Santo André

Missa marca início do segundo dia de trabalhos da 56ª Assembleia Geral

 

Neste segundo dia da 56ª Assembleia Geral da CNBB, a missa foi presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, que afirmou “Confiamos nesta assembleia os futos de nossos trabalhos. Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu filho único. Quem crê nele não perece, pois terá a a Luz da Vida”.

Ontem aconteceu a primeira coletiva de imprensa desta 56º Assembleia Geral. Participaram da conversa com os jornalistas o arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, o arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Splenger e o bispo de Osasco (SP), Dom João Bosco Barbosa de Souza.

No início a explanação de Dom Geraldo, que fez a contextualização e explicou detalhadamente a maneira como funcionam as Assembleias Gerais da CNBB. Explicou que todos os dias os trabalhos são iniciados com a celebração da Santa Missa no Santuário Nacional e que no final de semana haverá um momento de retiro espiritual, que este ano será orientado pelo bispo emérito prelado do Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso.

O arcebispo de Mariana também explicou que em todo o início de Assembleia, há uma análise da conjuntura eclesial e social. “Neste ano vamos refletir sobre a presença e a atuação da Igreja no mundo urbano, pois ela não se esgota nos limites de uma cidade, mas se estende e se amplia”.

Dom João Bosco reforçou o assunto e disse que a presença da Igreja nas cidades é desafiadora no sentido de que a Igreja vem de uma experiência de cultura onde o meio rural era muito forte, mas agora existe o trabalho nas grandes concentrações urbanas.

Dom Geraldo Lyrio também mencionou outros assuntos de grande importância que estarão em pauta, com por exemplo, a eleição dos delegados para Sínodos que acontecerão em outubro, ou seja, o Sínodo que trata das questões da juventude e outro da Igreja na Pan-Amazônia. Além disso, o papel dos leigos, principalmente por estarmos no Ano do Laicato. “Os cristão têm um papel, uma vocação e missão de uma fundamental importância para Igreja e para o mundo”.

Outro aspecto bastante esperado são as eleições de 2018. Os Bispos, com certeza, irão dirigir uma mensagem sobre o ano eleitoral, com uma palavra orientadora a todos os cristãos do Brasil. “Vamos conversar e decidir sobre a realização de uma nova semana social brasileira, que permite uma discussão maior sobre as bases da Igreja em outras instancias sociais, políticas, econômicas e culturais no país” afirmou Dom Lyrio.

Fonte: Vatican News

Imagens: Elaine Venciguerra

 

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?